Meio Ambiente

Sema promove palestras em homenagem ao Junho Sustentável

Publicado em 09/06/2015, às 12h11   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

No último dia 3, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) deu início à comemoração em homenagem ao Junho Sustentável, que tem por finalidade comemorar o Dia do Meio Ambiente, representado pelo dia 5 de junho. O evento que aconteceu no auditório Kátia Matoso, da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, que fica nos bairro dos Barris, contou com atividades e palestras sobre o Meio Ambiente. 
Neste primeiro dia, alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira (CEEP) participaram de uma palestra sobre Educação Ambiental e contou com o lançamento do livro do escritor Silvio Ribeiro, “Metodologias ativas aplicadas nas quatro séries, nos quatro tempos do Curso de Meio Ambiente – CEEP – Anísio Teixeira”.  “Eu desenvolvo com eles a pedagogia da autonomia, onde eles conseguem absorver os conhecimentos e começam a desenvolver em forma de projetos nas exposições da escola”, destacou Silvio.
Participaram do encontro a Diretora de Educação Ambiental, Zanna Matos, a Diretora da Diretora de Estudos Avançados de Meio Ambiente (Deama), Kitty Tavares e a Diretora do CEEP, Ana Lúcia Brito, além de outras autoridades. “As palestras são muito importantes para esses jovens, que estão em formação técnica de meio ambiente, pois traz as questões concretas que estão acontecendo dentro da Secretaria. E este é um espaço importante para multiplicação desse conteúdo que vem sendo desenvolvido na Sema, afinal eles são os multiplicadores destas informações, declarou Zanna Matos”.
Os estudantes da CEEP que participaram da palestra desenvolveram o “Projeto de Olho no Futuro”, que tem como intuito mostrar para a comunidade os impactos causados pelo descarte indevido de resíduos na natureza.  “Temos várias etapas no projeto que conta com os alunos do 1º ao 4º ano, para conscientizarmos a população sobre o despejo indevido do óleo no solo. Tenho uma grande expectativa em relação a esse curso, além de me tornar uma pessoa melhor, pretendo crescer e me profissionalizar nessa área”, afirmou a estudante Beatriz Pereira, de 16 anos.
O Junho Sustentável é uma ação desenvolvida pela Sema e até o dia 12 terão mostras de vídeos e curtas sobre o Meio Ambiente, atividades e rodas de conversas de vários temas que envolvem economia solidária e educação ambiental.  “Foi muito bom a gente ter a presença desses estudantes, afinal o CEEP é a única escola técnica em Meio ambiente, do município de Salvador. Nós percebemos que no dia a dia as pessoas têm pouca informação sobre essa gestão pública e o que desenvolve a Sema, são nestas oportunidades que podemos destacar e informar a todos o que a Secretaria realiza”, informou a diretora Deama, Kitty Tavares.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp