Meio Ambiente

Tamanduá é capturado em rua do Condomínio Busca Vida na Estrada do Coco

Publicado em 02/10/2015, às 16h53   Tony Silva (twitter: @Tony_SilvaBNews)


FacebookTwitterWhatsApp

Um tamanduá mirim, de nome científico Tamandua Tetratactyla, foi capturado nesta quinta-feira (1), por uma equipe do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), e veterinários em uma rua do condomínio Busca Vida, na BA-099, próximo a Camaçari. De acordo com uma estudante de medicina veterinária que participou da captura, Priscila Amorim, apesar do animal ser encontrado caminhando de forma mansa, é forte e ágil. Trata-se de uma fêmea adulta de aproximadamente quatro anos e pesa 2,5 kg.

A tamanduá foi levada para clínica Dr. Zôo em Villas, onde foi avaliada pela veterinária  Renata Del Bianco, com ajuda de biólogos. Ainda segundo Priscila, trata-se um animal arborícola pode ter até 105 cm de comprimento. A fêmea passou por eletrocardiograma, em que foi identificado que seus batimentos estavam alterados devido ao stress da contenção.

Segundo os profissionais é um animal de hábito tanto diurno quanto noturno. Muito difícil de ser encontrado na mata. Mas tem uma boa distribuição por toda mata atlântica.  Alimenta-se de cupim, não possui dentes e sua maior defesa são as garras.

A tamanduá foi marcada com um brinco com ajuda de biólogos e foi solta em uma área verde, preservada, onde já foram feitos estudos para soltura de animais, localizada próximo a Via Metropolitana na região de Camaçari. A estudante de veterinária Priscila Amorim acompanhou a soltura junto com biólogos e veterinários.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp