Meio Ambiente

Após morte de tubarão, organização critica Yacht Clube da Bahia

Publicado em 15/11/2016, às 09h06   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dias, circularam nas redes sociais e em conversas do aplicativo WhatsApp imagens de um tubarão capturado próximo de Morro de São Paulo, no município baiano de Cairu, na manhã da última sexta-feira (11). Após ser capturado e abatido por um grupo que é quinto colocado em um campeonato mundial de pesca que aconteceu este ano na Costa Rica, o animal foi levado para o Yacht Clube da Bahia, onde ocorreu a pesagem.
Em suas redes sociais, o Divers for Sharks, fundado por profissionais que lutam para evitar a extinção dos tubarões no Brasil e no mundo, condenou o fato e fez duras críticas ao clube, que realizou um torneio de pesca oceânica neste sábado (12). 
“O Yacht Clube tem sabido orgulho de ser a única instituição da Bahia autorizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura a organizar campeonatos de Pesca Esportiva, e, no seu site, afirma o seu foco 'na preservação das espécies e responsabilidade social' através do incentivo à prática do Pesque e Solte. O Clube tem ainda outras iniciativas ambientais relevantes, pelo que nos entristece ainda mais que esteja promovendo um evento no qual espécies vulneráveis e ameaçadas estejam sendo mortas, dando uma sinalização equivocada à sociedade como um todo em relação a esses animais”, diz trecho da nota divulgada pelo Divers for Sharks.
E continua: “esperamos que o Yacht Clube da Bahia, enquanto uma instituição importante para o esporte náutico nacional, demonstre na prática o seu compromisso com a preservação das espécies, proibindo a captura de tubarões e raias em seus eventos esportivos, e considere proibir todo o desembarque de tubarões e raias em suas dependências. Que no futuro, o Clube incentive os seus sócios a devolverem ao mar quaisquer tubarões ou raias capturados durante, antes ou depois dos campeonatos, e ajude a educar seus sócios e frequentadores para a necessidade de proteger esses animais ameaçados”.
O Divers for Sharks relata ainda que o animal capturado é um tubarão Mako, media aproximadamente três metros e pesava mais de 200kg. “No caso em tela, o tubarão Mako (Isurus oxyrhincus) está na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção, listado pela União Mundial para a Conservação da Natureza (IUCN) como vulnerável. A população global continua em declínio, e a espécie sofre inúmeras pressões antrópicas, entre elas a pesca oceânica”, lamenta a organização.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp