Meio Ambiente

Pesquisadores espanhóis devem contribuir para estudos sobre óleo nas praias do Nordeste

Pedro Vilas Boas/BNews
Decisão foi tomada durante a COP 25, em Madri  |   Bnews - Divulgação Pedro Vilas Boas/BNews

Publicado em 06/03/2020, às 20h17   Pedro Vilas Boas e Aina Kaorner


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, João Carlos Oliveira, contou que pesquisadores espanhóis devem contribuir para os estudos sobre os óleos que surgiram nas praias do Nordeste. Segundo o secretário, a decisão foi tomada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25), realizada em Madri, quando representantes da Bahia se reuniram com o ministro do Meio Ambiente da Espanha.

“Quando estive na Espanha, na COP 25, tivemos uma audiência com o ministro do Meio Ambiente da Espanha. Ele colocou à disposição da Bahia o grupo de pesquisadores deles, pois eles viveram um acidente semelhante. Vamos fazer um grande seminário em abril ou maio, para discutir essas ações, envolvendo universidades, pesquisadores e pescadores”, afirmou João Carlos Oliveira.

Em entrevista ao BNews, o secretário falou também sobre o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Óleo, que vai investigar a origem das manchas. “Tivemos uma reunião em Brasília, com representantes da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. É evidente a participação efetiva dos estados, dos municípios, dos empresários, mas o governo federal deixou muito a desejar. Não houve uma posição concreta. Até hoje não temos os responsáveis pela origem do óleo. Mas continuamos, na Bahia, desenvolvendo planos de trabalho”, assegurou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp