Meio Ambiente

Movimentos Sociais protestaram contra criação do Parque do Vale Encantado

Leitor BNews
Audiência pública aconteceu nesta quarta-feira (11)  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 11/03/2020, às 12h08   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Movimentos sociais presentes na audiência pública, ocorrida nesta quarta-feira (11), para a criação do Refúgio da Vida Silvestre, intitulado Parque do Vale Encantado, localizado no Alphaville, em Patamares, protestaram contra a criação da Unidade de Conservação na localidade. 

Segundo alguns integrantes, caso seja implantada a unidade de conservação, “provocará redução na oferta de empregos em todo o entorno”. Os manifestantes alegam que “não faz qualquer sentido a criação de um novo parque, considerando que a menos de 100 metros do local está o Parauê de Pituacu, que não contaria, segundo os movimentos, dos ricos de Alphaville e Patamares”.

“De fato, a instalação de um refúgio de vida silvestre em um local que de vida silvestre nada tem, parece interessar apenas a ONG (Organização das Nações Unidas) de moradores dos bairros abastados, pois o Plano Diretor da cidade de Salvador prevê a canalização do rio Passa Vaca (que transporta em suas águas o esgoto advindos do miolo de Salvador) e a interligação da nova Avenida Tamburugi com a Avenida Pinto de Aguiar”, disse, um dos manifestantes, ao site.  

Recentemente o Coletivo SOS Vale Encantado abriu uma petição no Avaaz, pedindo para que a prefeitura de Salvador crie o primeiro Refúgio de Vida Silvestre da cidade, o Vale Encantado. Segundo eles, na área de 100 hectares há registros de espécies raras, endêmicas e em extinção. Estima-se que mais de 260 espécies de animais silvestres e 200 da flora ocorram no local. A audiência pública debateu o assunto. 

Veja vídeo: 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp