Meio Ambiente

Estiagem leva governo a reconhece situação de emergência em Rafael Jambeiro e Santaluz

Reprodução / Google Street View
Situação de emergência reconhecida pelo Executivo estadual perdurará pelo prazo de 180 dias.   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Google Street View

Publicado em 06/03/2021, às 14h35   Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) reconheceu situação de emergência, em virtude de danos ocasionados de estiagem, nos municípios de Rafael Jambeiro e Santaluz, Sisal e Piemonte do Paraguaçu, respectivamente.

As homologações dos decretos municipais - editados na última quarta-feira (3) - pelo Executivo estadual foram publicadas na edição desta sábado (6) do Diário Oficial. A situação de emergência perdurará pelo prazo de 180 dias. 

O documento publicado no diário oficial de Rafael Jambeiro, e assinado pela prefeita Cibele Oliveira, afirma que as chuvas ocorridas em meados de 2020 e início de 2021 foram insuficientes para a recuperação das atividades agropecuárias. A economia do município se baseia na agricultura e pecuária familiar.

Já Arismário Barbosa, prefeito de Santaluz, salienta em seu decreto que, nos últimos seis meses, a cidade registrou ausência ou redução dos índices de precipitação pluviométrica. Também é citado o agravamento da desigualdade social provocada pela impossibilidade de produção agrícola e pecuária no território.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp