Meio Ambiente

Junho Verde: Head de Relações Corporativas da Suzano fala sobre sustentabilidade como pilar da empresa; assista

Divulgação
Mariana Lisbôa concedeu entrevista em live nesta segunda-feira   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/06/2021, às 20h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O projeto Junho Verde BNews teve, nesta segunda-feira (7), uma live com Mariana Lisbôa, head de Relações Corporativas da Suzano, para falar sobre a importância da consciência socioambiental e da sustentabilidade. 

Mariana iniciou o bate-papo afirmando que a sustentabilidade faz parte do negócio da Suzano e desmistificou as informações de que a produção de papel tem como premissa o desmatamento.

"Sem dúvidas a questão ambiental faz parte do cobusiness da Suzano, já que a nossa matéria-prima é a floresta plantada, então a sustentabilidade é parte do nosso negócio. E a produção do papel é, de fato, produto da natureza, e por isso a gente tem uma política de desmatamento zero. Ainda há um mito, uma crença popular de que o papel é fruto do desmatamento, mas é justamente o oposto disso. O papel é fruto da floresta plantada", afirmou. 

Mariana salientou, inclusive, que a multinacional não compra madeira de empresas que não sejam fruto de floresta plantada: "A Suzano tem a política de desmatamento zero, seja pela própria empresa ou pela cadeia de fornecedores. A gente entra em áreas de pasto degradadas, que tem pouca biodiversidade, e planta o eucalipto. A árvore cresce em ciclos de sete anos, a gente colhe e planta de novo". 

Mariana Libôa também falou da atuação da Suzano na Bahia: "A Suzano é uma multinacional do Brasil. Aqui na Bahia temos uma planta muito importante na cidade de Mucuri, perto de Teixeira de Freitas. Lá a gente tem mais de seis mil colaboradores, entre diretos e indiretos, e a gente atua de uma forma muito relevante na região, já que a Suzano é a maior empresa localizada no extremo-sul do estado.

Durante a entrevista, Mariana falou sobre um dos principais projetos socioambientais desenvolvidos pela empresa na Bahia. "A Suzano entende que o seu papel é maior do que simplesmente o de exercer sua própria atividade. Então a Suzano sente e sabe que tem uma responsabilidade social, e a gente investe em projetos que transcendem a sua própria operação. E o Nascente Rio Mucuri é um exemplo disso, é um projeto lindíssimo que visa a recuperação de nascentes ao longo do Rio Mucuri, que nasce no nordeste de Minas Gerais e vai até o extremo-sul do estado na cidade de Mucuri. A gente já recuperou cerca de 500 nascentes, plantamos mais de 30 mil mudas de floresta nativa, e com isso a gente contribui para recuperação e conservação do meio ambiente".

A executiva contou que a Suzano já é “climate positive”.  Isto porque a empresa sequestra quatro vezes mais carbono do que emite na atmosfera. Mesmo assim, a Suzano quer mais, e se comprometeu com uma meta pública de reduzir em mais 15% as suas emissões até 2030, contribuindo de modo relevante para a questão da mudança climática.

Confira a entrevista na íntegra abaixo:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp