Meio Ambiente

Desmatamento na Amazônia é o maior nos últimos 10 anos

Polícia Federal / Divulgação
“Enquanto houver invasões de florestas públicas por grileiros, com objetivo de obter a posse legalizada dessas áreas, o desmatamento, infelizmente, tende a continuar nesses patamares”, afirma Antônio Fonseca, pesquisador do Imazon  |   Bnews - Divulgação Polícia Federal / Divulgação

Publicado em 17/11/2021, às 18h36   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O desmatamento da Amazônia, de janeiro a outubro de 2021, foi equivalente a mais de seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo, cerca de 9.7 km², segundo o novo levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e é considerada a maior devastação registrada para o período nos últimos dez anos. 

“Enquanto houver invasões de florestas públicas por grileiros, com objetivo de obter a posse legalizada dessas áreas, o desmatamento, infelizmente, tende a continuar nesses patamares”, afirma Antônio Fonseca, pesquisador do Imazon.

Na última segunda-feira (15), o presidente Jair Messias Bolsonaro afirmou em evento com investimentos que "os ataques que o Brasil sofre em relação à Amazônia não são justos", que a floresta "tem mais de 90% de área preservada" e que está "exatamente igual a como era em 1500". 

Em outubro de 2021, o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), que monitora a floresta por meio de imagens de satélites, constatou 803 km² de desmatamento na Amazônia Legal.

Áreas privadas são a maioria quando se fala de desmatamento, cerca de 56% das propriedades estão sendo destruídas, em seguida temos assentamentos com 30%, unidades de Conservação 9%, e por fim as terras indígenas que corresponde a 5% da área desmatada. 

A situação é mais crítica no estado do Pará (56%), Amazonas (13%) e Mato Grosso (11%).

Leia também: 

Bahia registra 646 novos casos de Covid-19 e mais 6 mortes

Eleição OAB-BA: Daniela Borges ataca propostas eleitoreiras na disputa pela presidência; veja o Fato & Opinião 

Ônibus bate contra casa e deixa feridos no Barbalho; assista

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp