Meio Ambiente

Baía de Todos os Santos completa 513 anos desde o seu descobrimento

Roberto Viana / Bocão News
Com mais mil quilômetros de extensão, é a maior do país e a segunda maior do mundo  |   Bnews - Divulgação Roberto Viana / Bocão News

Publicado em 02/11/2014, às 06h59   Tiago Di Araujo (twitter: @tiagodiaraujo)


FacebookTwitterWhatsApp

Há quem considere a vista mais linda de Salvador e outros concordem. Há quem revele se sentir em paz ao enxergá-la e outros não tenham como negar. Há quem navegue por ela todos os dias e outros que só de vez em quando. Enfim, independentemente da opinião, contato ou proximidade, a Baía de Todos os Santos, que neste sábado (1º) completa 513 anos desde o seu descobrimento, diversifica concepções e encanta baianos, brasileiros diversos e turistas de todas as partes do mundo.
Em homenagem à essa imensidão azul e de águas límpidas, o Bocão News reuniu imagens da Baía de Todos os Santos, registradas através das lentes do fotógrafo Roberto Viana e que mostram a infinidade com mais de 1.200 quilômetros de extensão, o que a faz ser a maior baía do Brasil e a segunda maior do mundo, atrás apenas do Golfo de Bengala.
Com toda essa imensidão, a Baía de Todos os Santos banha a capital baiana e mais de 50 ilhas por toda sua dimensão. O seu descobrimento se deu em 1º de novembro de 1501, quando uma  expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos e acompanhada por Américo Vespúcio, cartógrafo e escritor italiano, que daria nome a todo o continente americano, foi enviada para mapear as novas terras, descobertas um ano antes por Pedro Álvares Cabral. Por conta da data da descoberta, que na tradição católica se comemorava o Dia de Todos os Santos, foi dado o nome que substituiu 'kirimurê', batismo dado pelo povo indígena. 
A Baía de Todos os Santos compõe o Oceano Atlântico e faz ligações aos rios Jaguaripe, Paraguaçu e Subaé. Além disso, tem  grande diversidade natural, formada por mata Atlântica, bananais, manguezais, coqueirais e recifes de corais. Atualmente é considerada alvo de medida de preservação, através do Decreto Estadual 7.595 (de 5 de junho de 1999), como área de proteção ambiental - APA Baía de Todos-os-Santos.





Publicada no dia 1° de novembro de 2014, às 14h26

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp