Meio Ambiente

Alinhamento de cinco planetas poderá ser visto a olho nu nesta sexta-feira (24)

Reprodução  STELLARIUM
Eles  já estão se alinhando há dias, mas somente hoje ficarão perfeitamente posicionados  |   Bnews - Divulgação Reprodução STELLARIUM

Publicado em 24/06/2022, às 13h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um alinhamento, raro de acontecer, entre Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio vai ocorrer na madrugada desta sexta-feira (24) para sábado (25). A conjunção, nomeclatura aplicada pelos cientistas, poderá ser vista em todo o Brasil sem uso de telescópio ou binóculo. Eles  já estão se alinhando há dias, mas somente hoje ficarão perfeitamente posicionados.

Leia também: 

Mulher de 61 anos e homem de 24 se casam, planejam ter filhos e divulgam seu amor na web

Suprema Corte suspende direito ao aborto nos Estados Unidos após 49 anos

O professor Carlos Fernando Jung, pesquisador e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung, destaca em entevista concedida ao site R7,  que a Lua ficará entre Vênus e Marte no céu e que além disso, Netuno e Urano também estarão enfileirados, mas são muito pequenos e escuros para ser observados da Terra.

"Mercúrio e Vênus, por exemplo, não são vistos em horários avançados da noite, pois sempre aparecem no céu em regiões mais próximas do Sol, pelo fato de terem órbitas mais próximas do Sol do que a Terra. Isso significa que eles serão visíveis em momentos pouco antes do Sol nascer ou pouco depois do Sol se pôr, ou seja, ou no fim da madrugada ou no início da noite", explica.

Marte, Júpiter e Saturno são visíveis na maior parte do ano em qualquer horário da noite, a menos que estejam numa posição do céu perto do Sol, o que não é o caso nos próximos dias.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp