Meio Ambiente

BNews COP30: Manifestantes invadem pavilhão e confronto deixa feridos; veja vídeo

Reprodução / Redes Sociais
COP30 foi marcada nesta terça-feira (11) por confronto entre manifestantes e seguranças  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 12/11/2025, às 08h47



O segundo dia da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) foi marcado por protestos realizados por um grupo com dezenas de pessoas que tentaram invadir a Blue Zone, que é o espaço oficial e restrito onde ocorrem as negociações formais. 

Os confrontos iniciaram por volta das 19h20, logo após entrevista coletiva para o balanço do dia. O local alvo da invasão foi bloqueado para proteger os participantes e, segundo informações do g1, quatro seguranças ficaram feridos.

Um representante da Organização das Nações Unidas (ONU) informou que os seguranças atuaram conforme protocolos estabelecidos e conseguiram intervir na situação. A Polícia Federal vai abrir um inquérito para realizar as investigações. 

De acordo com a reportagem, a tentativa de invasão começou com a aproximação de um grupo que utilizava trajes indígenas e que passaram pelos portões principais e pelas máquinas de raio-x. Depois, manifestantes com bandeiras de protestos chegaram à área e foram barrados por seguranças. Em seguida, começou uma correria no espaço. A segurança, por sua vez, passou a ser reforçada. 

Veja vídeo:

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)