Meio Ambiente

BNews ESG: Aviação desenvolve estratégias para reduzir pegada de carbono e geração de resíduos em voos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Setor da aviação responde por 2% das emissões globais de CO2  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 15/03/2023, às 12h35   Cadastrado por Beatriz Araújo


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Quem costuma utilizar o avião como meio de transporte já deve ter notado a ausência dos plásticos nos materiais disponibilizados pelas companhias aeres aos passageiros. Isso porque o setor tem demonstrado preocupação em promover um alinhamento aos princípios da chamada agenda ESG através do desenvolvimento de estratégias para reduzir a pegada de carbono e a geração de resíduos em voos.

O diretor da Inframérica, concessionária do aeroporto de Brasília, Rogério Coimbra, afirmou que a emissão de CO2 [gás carbônico] já era discutida na aviação muito antes do surgimento do termo ESG. “Isso porque os milhares de aviões que diariamente cruzam os céus foram responsáveis, só no ano passado, de acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), por 2% de todo o carbono emitido no planeta”, pontuou.

Quem também comentou sobre o compromisso da aviação com a agenda ESG foi a gerente de Sustentabilidade da Latam, Johanna Cabrera. Para a representante, cumprir uma agenda de sustentabilidade no setor é um desafio complexo. “É necessária a união de atores. Quando há deficiência na operação em terra ou no ar, dez minutos a mais do que o programado faz com que a gente perca todas as ações que fizemos para ganhar”, disse.

Estratégias

Entre as entidades e representantes preocupados com a elaboração dessas estratégias estão os fabricantes de aeronaves, como Embraer, Airbus e Boeing, por meio dos serviços de operação de carregamento e despacho de malas, alimentação no voo e fornecedores de combustível.

A prioridade entre essas ações é a redução de CO2 no momento da reserva do voo. Uma companhia aérea que já utiliza essa estratégia é a Gol, que oferece, ainda no momento da compra do bilhete, a possibilidade de o passageiro compensar a pegada de carbono que deixará no trajeto. Durante um voo de São Paulo com destino Brasília, por exemplo, um viajante pagará R$ 13,21 por ida e volta (0,16t de CO2). Para a empresa, esta medida gera mais consciência ambiental aos seus clientes.

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