Meio Ambiente

BNews ESG: Ford começa a testar modelo de van elétrica comercial; entenda funcionamento

Divulgação/Ford
Modelo da Ford conta com células de combustível de hidrogênio, que prometem reabastecer em minutos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ford

Publicado em 09/05/2023, às 16h54   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A Ford anunciou, nesta terça-feira (9), o início dos testes de uma pequena forta de protótipos das versões do modelo elétrico E-Transit contendo células de combustível de hidrogênio. Testes servem para saber se o formato é uma opção viável de emissão zero para transportadoras de mercadorias pesadas po longas distâncias.

A empresa americana irá liderar um consórcio no projeto de três anos que inclui a BP, se concentrando em hidrogênio e infraestrutura, e o grupo britânico de supermercados e tecnologia Ocado. O projeto é parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Center, um empreendimento do governo do Reino Unido e da indústria automobilística.

Enquanto a maioria dos carros, vans e caminhões de curta distância com motor de combustão devem ser substituídos por veículos elétricos a bateria em duas décadas, os entusiastas da célula de combustível de hidrogênio e alguns operadores de frota de longa distância dizem que as baterias são muito pesadas, levam muito tempo para carregar e podem sobrecarregar as redes elétricas.

A alternativa pode ser os veículos de combustível de hidrogênio, que funciona da seguinte maneira: O hidrogênio se mistura com oxigênio para produzir água e energia para alimentar uma bateria que promete reabastecer em minutos e ter um alcance muito maior do que aqueles com baterias elétricas.

Mas há grandes desafios a serem superados para a adoção em massa de células de combustível de hidrogênio, incluindo a falta de postos de abastecimento e hidrogênio verde feito com energia renovável para alimentá-los.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp