Meio Ambiente

BNews ESG: PepsiCo reduz uso de água em 14% nas suas fábricas de alimentos do Brasil

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No Dia Mundial da Água, a PepsiCo anunciou seus avanços pela preservação de recursos hídricos no Brasil  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PepsiCo
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

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Publicado em 22/03/2024, às 11h46


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Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado anualmente no dia 22 de março, a PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, anuncia seus avanços pela preservação de recursos hídricos no Brasil. Por meio de sua agenda de ESG (sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança), a PepsiCo Positive (pep+), a empresa mantém entre seus pilares de negócio buscar uma produção mais sustentável e regenerativa para o planeta.

Desde 2021, a PepsiCo reduziu em cerca de 14% o uso de água em média de suas oito fábricas, com relação ao percentual de água utilizada em 2020. A diferença é equivalente a mais de 111 mil m³ de água, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 31 mil habitantes por um mês.

Nos últimos anos, a PepsiCo também investiu em um projeto de notabilização de efluentes por meio da tecnologia de biorreatores com membranas e osmose reversa, o MBR/OR, implantada em sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) própria, localizada no município de Itu, em São Paulo. A ETE de Itu, maior fábrica de alimentos da companhia no País, potabiliza aproximadamente 100% dos efluentes resultantes da produção de snacks, retornando esse recurso hídrico para ser reutilizado na fábrica.

Com isso, a companhia reduz em 27 milhões de litros de água ao mês sua captação de água no município. A mesma iniciativa será implantada nas fábricas da PepsiCo de Curitiba (PR) e Sete Lagoas (MG), com uma economia de água estimada em cerca de 70% (linha de base 2021) As obras serão iniciadas ainda este ano, com a previsão de que comecem a operar em Curitiba até meados de setembro, e em Sete Lagoas até o final de 2024.

De acordo com o presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Alex Carreteiro, a PepsiCo possui a meta de alcançar impacto hídrico positivo onde atua até 2030, em especial, nas regiões de escassez hídrica. “Há muitos anos, a empresa busca aumentar sua eficiência neste indicador, tendo reduzido em 55% o uso de água por quilo de alimento fabricado no Brasil em 2023². Hoje, podemos celebrar uma economia muito significativa deste recurso que é essencial para a vida”, afirmou.

Agronegócio

No agro, a PepsiCo apoia práticas regenerativas e mais sustentáveis no campo junto aos seus produtores parceiros, fornecedores de batata e coco-verde no Brasil. Na cultura da batata, por exemplo, estão em testes tecnologias complementares para redução do uso de água, como: um de sistema de captação de água da chuva, o reaproveitamento da água que seria descartada nas últimas etapas de lavagem da batata (com menor sujidade) para utilização nas primeiras etapas e a instalação de hidrômetros para monitorar e controlar o consumo.

Outras iniciativas ambientais, como a utilização de aguapés nos tanques de decantação para filtrar e melhorar a água reutilizada e a instalação de sistemas de energia solar para diminuir o consumo energético, também foram adotadas pela companhia.

Desse modo, foi estimada uma redução de cerca de 28% no consumo médio de água nas beneficiadoras, somente considerando a lavagem dos tubérculos. O percentual representa uma redução de aproximadamente 45 milhões de litros de água ao ano em 9 lavadoras em 2023. Esse volume é equivalente ao consumo de uma cidade de 225 mil habitantes por 1 dia¹, ou 18 piscinas olímpicas. O projeto está sendo ampliado para mais oito estações de beneficiamento de batata parceiras da PepsiCo no Brasil. Ainda em 2024 serão realizadas novas medições para aferição dos resultados do projeto.

Irrigação sustentável

A PepsiCo também vem desenvolvendo um estudo sobre novas tecnologias de irrigação na cultura da batata. A iniciativa apontou que a substituição da irrigação realizada com canhão por um sistema de mini aspersão pode trazer maior eficiência no uso da água.

Nos testes conduzidos pela PepsiCo e um produtor de batata de uma fazenda de demonstração no Paraná foi estimado um consumo 22% menor de água por tonelada de batata produzida por hectare. “Ao implantarmos uma tecnologia de irrigação que promove mais eficiência no uso da água e aumentamos o rendimento de campo, estamos colaborando para o uso mais eficiente de recursos hídricos na nossa cadeia de fornecimento. Isto é resultado de investimentos conjuntos da PepsiCo e do produtor para alcançarmos um objetivo comum”, afirmou o diretor de agronegócio da PepsiCo, Ricardo Galvão.

A adoção da irrigação por mini aspersão resultaria em incrementos de rendimento de campo em cerca de 27%. Os estudos foram realizados em 2022 durante o período de uma safra. A PepsiCo segue expandindo a área de testes para outras lavouras do sul do país, onde predomina a irrigação por canhão e planeja dividir os dados com seus agricultores parceiros para fomentar a adoção da tecnologia.

Recuperação de bacias hidrográficas

A PepsiCo reúne, ainda, entre suas metas globais fornecer acesso à água potável para 100 milhões de pessoas, por meio de apoio a projetos e iniciativas sociais em prol da preservação e recuperação de bacias hidrográficas. Para isso, a empresa tem apoiado iniciativas e Organizações Não Governamentais (ONGs) em projetos de acesso à água limpa e saneamento básico e de preservação e recuperação de mananciais.

No Brasil, em colaboração com uma organização internacional, a empresa fomentou o reflorestamento e reativação de nascentes, e já recuperou mais de 257 mil hectares de áreas e 86 milhões de litros de água4 junto à Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí, em São Paulo, que conflui com o Rio Tietê e integra o abastecimento de grandes cidades do estado. A iniciativa ocorreu durante um ano, em 2022.

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