Meio Ambiente

BNews ESG: Shoppings passam a competir por destaque em relevância na agenda

Arquivo/Agência Brasil
Qualidade e preço já não são os únicos critérios avaliados pelos compradores, que também têm levado em consideração a relevância dos estabelecimentos  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 17/07/2023, às 12h11   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Cada vez mais as mudanças climáticas têm influenciado no comportamento dos consumidores e, automaticamente, das empresas, principalmente no cenário dos grandes centros comerciais. Nos últimos tempos, a preocupação com as questões ambientais são fatores determinantes para a relevância de produtos e serviços. Qualidade e preço já não são os únicos critérios avaliados pelos compradores, que passaram a considerar também o impacto de suas escolhas sobre o meio ambiente, fato que tem inclusive gerado competitividade entre shoppings, por exemplo. 

Neste sentido, as práticas ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) já são realidade no cotidiano de muitas corporações, inclusive as de capital aberto, que buscam alinhar o desejo de consumidores e investidores aos seus valores institucionais. Para tanto, os investimentos em sustentabilidade, por exemplo, deixaram de ser encarados como um custo e passam a ser tratados como um diferencial, capaz de interferir nos resultados dessas empresas.

Proprietária de estabelecimentos como o BarraShopping, no Rio de Janeiro, o MorumbiShopping, em São Paulo, e o DiamondMall, em Belo Horizonte, a Multiplan, considerada líder no segmento de shopping centers no Brasil, há mais de uma década vêm realizando ações sustentáveis. Entre os objetivos da empresa está manter os benefícios dos cuidados com o planeta não apenas para a incorporadora, mas também para os investidores e consumidores. 

Uso de placas solares, usina fotovoltaica e outras formas de produção das próprias necessidades energéticas estão entre as estratégias utilizadas pela empresa no cenário ambiental. Já no âmbito do social, a Multiplan tem buscado o desenvolvimento das regiões onde atua. Um Curso de Escolarização promovido no BarraShopping desde o ano 2006 já formou mais de 600 alunos/funcionários nos ensinos médio e superior.

A companhia conta também com um hub de projetos sociais, o Multiplique do Bem, que realiza ações relacionadas à cultura, cidadania, saúde, esporte, direitos humanos e à proteção dos animais. Em 2022, mais 1,5 milhão de pessoas foram impactadas pelo projeto da empresa que gera cerca de 80 mil empregos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp