Meio Ambiente

COP29: Presidência de evento faz ‘apelo de trégua’ em textos finais de Declarações e Compromissos

COP29/Divulgação
O ‘apelo de trégua’ foi publicado nesta segunda-feira (21) e assinado por Mukhtar Babayev  |   Bnews - Divulgação COP29/Divulgação

Publicado em 23/10/2024, às 07h47   Publicado por Vagner Ferreira



A presidência da 29ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP29) fez um chamado pela paz nos textos finais de Declarações e Compromissos, mediante os conflitos entre as guerras na Ucrânia, Israel, Líbano e países vizinhos. 

O ‘apelo de trégua’, conforme informações do portal Exame, foi publicado nesta segunda-feira (21) e assinado pelo Ministro da Ecologia e Recursos Naturais da República do Azerbaijão, Mukhtar Babayev.

O evento, que neste ano tem como tema o financiamento climático global para países em desenvolvimento, vai acontecer em Baku, no Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro e contará com cobertura completa do BNews.

Na última COP, que aconteceu em Dubai em 2023, os países se comprometeram a combater os combustíveis fósseis. Entretanto, o país sede deste ano é um grande produtor de gás e petróleo, trazendo controvérsias. De acordo com reportagem do Exame, o presidente da COP29 defendeu o uso do combustível fóssil para a transição energética e planeja expandir negociações.

Os textos finais têm o objetivo de estimular as ações e os compromissos do governo, empresas e sociedade civil em relação à emergência climática e agilizar o desenvolvimento de propostas do Acordo de Paris firmado em 2015, que tende a aumentar o limite de temperatura até 2030. Os países podem incrementar as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) durante a Conferência. 

Antes, o valor do investimento era de US$ 100 bilhões. No entanto, o valor já se mostrou insuficiente para resolver as questões urgentes do mundo.

"Essas declarações e promessas são ferramentas vitais para impulsionar o progresso na ação climática. Eles enviam fortes sinais de mercado, ajudam a direcionar os fluxos financeiros e promovem um senso de responsabilidade compartilhada. Apelo a todas as partes e atores não estatais para endossar os documentos e ajudar a criar impulso antes da COP29", afirmou Mukhtar Babayev, em nota.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)