Meio Ambiente
por Bruna Rocha
Publicado em 07/06/2025, às 15h15 - Atualizado às 15h42
O presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), embaixador André Corrêa do Lago, está em missão oficial em Paris, França. Durante sua visita, ele se reuniu com o chanceler francês, Jean-Noel Barreau, e com Laurent Fabius — que presidiu a histórica COP21, responsável pelo Acordo de Paris há 10 anos — para alinhar estratégias que acelerem a ação climática global.
No primeiro dia, Brasil e França divulgaram um comunicado conjunto reafirmando o compromisso de ambos os países em impulsionar a implementação do Acordo de Paris e os compromissos firmados por 196 países há 10 anos. O comunicado também destacou a urgência de mobilizar recursos, fortalecer a governança climática e garantir a participação de povos indígenas e comunidades tradicionais nas decisões sobre o futuro do planeta.
No segundo encontro da missão, André Corrêa do Lago, Jean-Noel Barreau e Laurent Fabius discutiram as expectativas positivas em relação à COP30 e o papel do Círculo de Presidentes das COPs — atualmente presidido por Fabius.
O Círculo atua como um fórum para compartilhar experiências, oferecer aconselhamento à presidência da COP30 e propor soluções que acelerem a implementação do Acordo de Paris, além de fortalecer o multilateralismo e a governança climática global.
Durante a reunião, Corrêa do Lago destacou que a COP30 representa uma oportunidade única para transformar a visão global acordada em Paris em 2015 em ação concreta.
“O objetivo é que Belém marque um ponto de inflexão na luta climática. Que impulsione ações ambiciosas por parte dos países signatários do Acordo e que promova um amplo engajamento da sociedade civil, dos governos e do setor privado”, declarou o embaixador brasileiro.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto
Café perfeito