Meio Ambiente

Dia da Árvore: Conheça os benefícios das árvores para a saúde humana

Joilson César/BNews
Cientista aponta que árvores auxiliam tanto na saúde física, quanto na saúde mental  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 19/09/2023, às 18h09 - Atualizado em 21/09/2023, às 16h20


FacebookTwitterWhatsApp

Muito mais do que um vegetal, as árvores são seres vivos que beneficiam diretamente a saúde humana. Além de auxiliar na limpeza do ar, por meio da retirada do dióxido de carbono da atmosfera e liberação de oxigênio, as árvores ajudam a diminuir a pressão arterial, frequência cardíaca, e outros problemas relacionados tanto à saúde física, quanto à saúde mental. Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nelzair Vianna, explicou como esses seres podem beneficiar a saúde humana.

Em entrevista ao BNews, a cientista informou que diversos estudos recentes têm apontado para o efeito protetor das árvores para a saúde. “Áreas verdes estão associadas à melhoria da saúde mental, saúde cardiovascular, obesidade, dentre outros efeitos”, elencou. “A área verde traz muitos benefícios para a qualidade de vida em áreas urbanas pois além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar, também contribui para a diminuição das ilhas de calor em centros urbanos”, contextualizou a pesquisadora.

Nelzair destacou que a construção de edifícios sem uma devida harmonização com a presença de áreas verdes pode impactar na circulação dos ventos, o que contribui para as ilhas de calor nas cidades. “Áreas bem arborizadas trazem sombreamento e isto também permite caminhadas mais agradáveis pelas ruas da cidade. Áreas verdes evitam o sedentarismo que contribui para os benefícios para a saúde, por isso relacionado a diminuição de obesidade e diabetes”, contou à reportagem.

Benefícios

Entre os benefícios proporcionados pelas árvores à saúde humana, está a recuperação da saúde física e até mesmo mental, por meio da redução de sintomas de doenças como, por exemplo, ansiedade e depressão.

“Ambientes mais verdes permitem conexão com a natureza. Os banhos de floresta têm sido difundidos como protocolos para recuperação da saúde física e mental. Nos EUA e algumas partes do mundo diferentes doses de natureza têm sido recomendadas em protocolos médicos para reduzir sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo”, destacou.

Outro benefício das árvores para a saúde está relacionado ao controle de inflamação no corpo humano. “As plantas exalam substâncias que protegem o organismo dos processos inflamatórios pois estimulam a produção de citocinas, substâncias que agem no controle da inflamação”, apontou.

“Quando estamos imersos em áreas verdes podemos perceber os odores que são provenientes da liberação de princípios ativos pela vegetação, e quando inalados, produzem os efeitos terapêuticos”, ressaltou a especialista.

Como sugestão para melhor compreender esses benefícios, Nelzair Vianna sugeriu um passeio a um ponto de Salvador onde é possível encontrar diversas árvores de eucalipto, espécie florestal de folha perene. “Experimente sentir o perfume exalado na Praça dos Eucaliptos, no Caminho das Árvores”, orientou. “Eucalipto é medicinal”, completou a cientista.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp