Meio Ambiente

Dia da Árvore: Entenda importância da celebração da data

Joilson César/BNews
Dia Nacional da Árvore é comemorado em 21 de setembro e traz abordagens importantes para o meio ambiente  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 18/09/2023, às 16h41


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, o Brasil celebra, anualmente, no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore, que traz abordagens importantes para o meio ambiente. Além de serem o maior símbolo da natureza, as árvores produzem oxigênio, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para diversas espécies de animais.

Em entrevista ao BNews, o vereador André Fraga (PV), presidente da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), falou sobre a importância de celebrar o Dia da Árvore, não só na capital baiana, mas nas cidades em geral.

re

“As cidades ocupam áreas que historicamente, eram áreas verdes”, elencou Fraga. “Hoje, cada vez mais estudos associam árvores, áreas verdes, arborização urbana com melhorias na saúde, qualidade de vida, na biodiversidade das cidades. Então, toda data comemorativa traz em si a importância de promover o debate, a informação, a formação das pessoas sobre aquele assunto”, contextualizou o engenheiro ambiental.

Entendimento da população

Para o vereador, cada vez mais é urgente falar sobre a importância das árvores para o meio ambiente. Questionado se acredita que a população ainda tem dificuldade de entender o quão essencial esses seres são para a vida humana, Fraga negou. “Está cada vez mais claro para as pessoas a importância das árvores”, afirmou.

“O que eu acho que existe, ainda, é um distanciamento do entendimento, da compreensão, de como as cidades podem ser arborizadas, porque arborizar uma cidade não é simplesmente pegar qualquer tipo de muda e colocar em qualquer tipo de lugar. Tem uma ciência por trás, e neste sentido, as pessoas, muitas vezes, plantam uma espécie inadequada, em locais que não são indicados e que no futuro, isso vai gerar uma série de situações na cidade”, defendeu o também ex-secretário de Sustentabilidade da capital baiana.

Ciência

De acordo com o engenheiro ambiental, muitas cidades no Brasil, hoje, enfrentam problemas seríssimos, em função de árvores plantadas há muitos anos e que foram espécies plantadas em locais inadequados. “Essas árvores oferecem uma série de problemas, como risco de queda, problemas de intervenção com sistemas de distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, distribuição de energia”, destacou.

“Arborização urbana é ciência. Árvore não é poste, que você coloca na rua, acende a luz e vai embora. Árvore, não, árvore é um ser vivo, é ciência, tem toda uma interface, uma série de relações que ela desenvolve com aquele ambiente, que precisam ser bem avaliadas na hora de você implementar”, reforçou o vereador.

Poder Público

À reportagem, o vereador também comentou como o Poder Público na capital baiana, por meio da Comissão Especial de Emergência Climática e Inovação, tem contribuído de forma contínua para promover a conscientização da importância das árvores para o meio ambiente.

“A gente distribui mudas de espécies nativas de árvores da Mata Atlântica, através do projeto ODS Nas Ruas, que faz essa capacitação, não apenas com o plantio, mas também com a distribuição de mudas”, informou.

Além disso, o vereador ressaltou que faz parte também do trabalho da comissão acompanhar a execução das políticas públicas que já foram, de alguma maneira, estruturadas, nesta perspectiva. Entre esses projetos, o presidente da comissão citou o Plano Diretor de Arborização Urbana, o Manual de Arborização Urbana com espécies nativas da Mata Atlântica, e o Manual de Poda. “A gente tem iniciativas que vão desde uma ação mais presente, atual, como também um trabalho de acompanhamento”, garantiu.

Representando a CMS, Fraga participa da 25ª edição do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, o maior evento de arborização do Brasil e da América Latina, realizado no município de Maringá-PA, até o dia 23 de setembro. Ainda ao BNews, o vereador antecipou a confirmação da realização do 1º Encontro Nordestino de Arborização Urbana em Salvador, previsto para acontecer em 2024.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp