Meio Ambiente

Empresa anuncia aporte milionário para construção de unidade de tratamento de gás natural na Bahia; saiba mais

Divulgação / Freepik
Valor se configura como maior investimento em instalação da empresa de gás natural  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 05/11/2024, às 12h08   Publicado por Vagner Ferreira



A produtora independente de óleo e gás em bacias terrestres, a PetroReconcavo, informou na segunda-feira (4) um aporte de aproximadamente US$ 60 milhões (R$ 340 milhões), o maior investimento em uma instalação industrial da empresa, que tem 24 anos de atuação no setor.

De acordo com informações do Correio, o valor será direcionado para a construção da segunda unidade de tratamento de gás na Bahia, a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) em Miranga, na cidade de Pojuca, que é Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

A capacidade média do local terá processamento de 950 mil m³/dia, podendo ser expandida para 1,5 milhão de m³/dia. A unidade vai atuar na produção de demandas de gás natural de ativos comandados pela empresa, que não está associada a outra sede, em São Roque. 

As operações começaram em agosto de 2024, comportando aproximadamente 400 mil m³/dia, com gás que vai ser direcionado a Mata de São João, Remanso, Jacuípe e Riacho de São Pedro. 

A empresa acredita que a escolha por Pojuca possibilita atividades de midstream na Bahia, e assim, reduz a dependência de terceiros e os custos de processamento de gás. A previsão é de aproximadamente 400 novos empregos diretos no processo de construção, além de serviços indiretos, impulsionando, assim, a economia local.

O vice-presidente Comercial e de Novos Negócios, João Vitor Moreira, projeta aumento na produtividade do mercado de gás natural no estado. “A PetroReconcavo fez uma escolha acertada ao apostar no gás natural e no estado da Bahia, e esta planta nos permitirá uma maior autonomia, ganhos de produtividade, bem como assegurará capacidade disponível para o desenvolvimento de novas reservas. Sob a ótica do midstream, representa um marco para a Companhia ao assegurar capacidade para processarmos 100% dos nossos prognósticos de produção, com a consequente atração de demanda incremental associada ao mercado de gás natural”, disse à reportagem

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp