Meio Ambiente

Jogos Olímpicos 2024: Prefeitura anuncia que não serão utilizados plásticos descartáveis durante evento

Divulgação/Site press.paris2024.org
O plástico é considerado um dos grandes problemas ambientais da atualidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Site press.paris2024.org

Publicado em 29/05/2023, às 17h01   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

Pela primeira vez na história dos Jogos Olímpicos, o uso de plásticos descartáveis está completamente banido. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (26), pela prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

"Decidimos fazer dos Jogos Olímpicos o primeiro grande evento sem plástico descartável", disse Hidalgo em entrevista coletiva. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecem entre julho e agosto de 2024.

O plástico é considerado um dos grandes problemas ambientais da atualidade. "A cada ano, 14 mil mamíferos e 1,4 milhão de aves marinhas são mortos devido à ingestão de resíduos plásticos", disse a prefeitura de Paris em comunicado oficial.

A Coca-Cola, patrocinadora oficial das Olimpíadas, distribuirá seus produtos em garrafas de vidro reutilizáveis e mais de 200 fontes de refrigerante, que serão reaproveitadas após os jogos. Na maratona, por exemplo, que requer o consumo de líquidos, os atletas receberão bebidas durante a longa corrida, serão utilizados copos reutilizáveis.

Os organizadores do evento afirmam que, além da redução do consumo de plástico, as Olimpíadas de Paris 2024 ainda procuram reduzir pela metade a emisão de carbono em comparação com os Jogos do Rio em 2016 e Londres em 2012.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) divulgou recentemente um relatório dizendo que os países poderiam reduzir a poluição plástica em 80% até 2040 usando tecnologias existentes e fazendo grandes mudanças nas políticas de gestão de resíduos.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp