Meio Ambiente

Junho Verde: Gerente de Meio Ambiente da Vinci fala sobre redução de emissão de CO2 no Aeroporto de Salvador

Divulgação
Alessandra Reis avalia redução do impacto ambiental em estratégias adotadas no aeroporto da capital baiana  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/06/2023, às 06h00   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O Salvador Bahia Airport, comandado pela rede Vinci Airports, celebrou, na última quarta-feira (31), a redução 87% na emissão de carbono. Mas, as metas envolvendo os três pilares do ESG vão muito além dessa conquista. Ao BNews, a gerente de Meio Ambiente da Vinci no Brasil, Alessandra Reis, avaliou a importância da temática dentro das atividades empresariais.

"A empresa reconhece que as questões ambientais, sociais e de governança são essenciais para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade corporativa. A abordagem ESG não é apenas uma resposta a um apelo social, governamental ou midiático, mas também parte de uma visão proativa e compromisso da empresa em promover práticas sustentáveis em todos os níveis de suas operações. Estamos empenhados em estabelecer metas e estratégias que abordem os desafios ESG, buscando a melhoria contínua em nossas iniciativas e contribuindo para um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade", disse.

Alessandra também explicou as metas ambiciosas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todos os aeroportos da rede, além do objetivo de alcançar emissão líquida zero até 2050.

"Buscamos a eficiência energética, implementando medidas como a instalação de usinas solares, reuso de água, reciclagem, a compra de energia renovável entre outras ações. Os aeroportos da Vinci seguem princípios de governança rigorosos, guiados por códigos de ética e de conduta anticorrupção. Também se dedicam a trabalhar de forma sustentável, socialmente responsável e segura, a fim de atrair e reter talentos de alto desempenho e garantir a confiança dos clientes, acionistas e da sociedade", reforçou.

A líder citou a ferramenta do Canal Confidencial de Denúncias, lançado em 2023 pelo Aeroporto de Salvador, que oferece uma possibilidade de comunicação segura e anônima para relatar condutas consideradas antiéticas ou que violem os princípios, padrões de conduta e/ou legislação vigente.

No âmbito de responsabilidade social, a Vinci promove a diversidade e a inclusão, como o Comitê de Diversidade, composto por funcionários que propõem projetos inclusivos para sua força de trabalho e para os passageiros, e é signatário do Selo da Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Secretaria Municipal da Reparação de Salvador em reconhecimento às organizações que desenvolvem iniciativas de combate ao racismo institucional.

Aeroporto mais sustentável do Brasil

O Aeroporto de Salvador ganhou o título de mais sustentável do Brasil, e Alessandra Reis garantiu que as projeções não param por aí. Segundo ela, a rede continua investindo em iniciativas e tecnologias mais eficientes e sustentáveis, buscando novas formas de reduzir sua pegada ambiental e aumentar o uso de energias renováveis.

A gerente de Meio Ambiente da operadora explicou ainda a certificação por uso de 100% de energia renovável, proveniente de fontes de energia renovável como a usina solar instalada nas proximidades do aeroporto e a compra de energia renovável certificada.

"Essa conquista é extremamente significativa, pois demonstra o nosso compromisso em reduzir seu impacto ambiental e sua dependência de fontes de energia não renováveis, que são responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa e contribuem para as mudanças climáticas", disse.

Alessandra citou três certificações relevantes do Aeroporto de Salvador, além da certificação International REC Standard (I-REC). A primeira delas é a ACA nível 3, concedida pelo Airports Council International (ACI). "Essa certificação reconhece os esforços do aeroporto em reduzir suas próprias emissões de carbono e também leva em consideração o envolvimento do plano com parceiros de negócios, comunidades e terceiros", explicou.

A segunda é a ISO 14001, obtida em 2022, que "confirma o desempenho do nosso Sistema de Gestão Ambiental (SGA), atestando que o aeroporto segue as melhores práticas e padrões internacionais de gestão ambiental".

"Por fim, o Salvador Bahia Airport foi premiado como o aeroporto mais sustentável do Brasil por três anos consecutivos. O reconhecimento é concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) anualmente como parte de seu Programa de Aeroportos Sustentáveis e é resultado das diversas ações e iniciativas que adotamos para promover a sustentabilidade em nossas operações", completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp