Meio Ambiente

Junho Verde: vice-presidente de Negócios da Natura destaca relação com consultoras e enaltece projeto de sustentabilidade

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Agenor Leão é vice-presidente de Negócios da Natura e falou ao BNews sobre a relação da marca com as consultoras de beleza  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

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Publicado em 16/06/2023, às 06h00


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A Natura é uma das mais conhecidas empresas brasileira que atua no setor de produtos cosméticos. Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela, França e Estados Unidos, além de outros 63 países indiretamente. 


A grande capilaridade e atuação robusta, sobretudo na América do Sul, se dá muito em decorrência da rede formada pelas consultoras da marca. São milhares delas espalhadas pelo Brasil levando o nome da Natura de porta em porta. 


Essa importante atuação passou a chamar atenção da marca que começou, há cerca de 10 anos, a trabalhar para respondar a uma pergunta: o que acontece com uma pessoa a partir do momento que ela decide empreender com a Natura e qual o impacto social na vida dessas pessoas? Para responder ao questionamento, Agenor Leão, vice-presidente de negócios da marca, explicou ao BNews que foi necessária uma grande pesquisa e um olhar atento a esse segmento. 

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"A gente já sabia do impacto econômico e ambiental, mas essa era uma pergunta que nós tínhamos e começamos a trabalhar desenvolvendo o Índice de Desenvolvimento Humano da Consultora para que a gente pudesse orientar o nosso negócio, a inovação do nosso negócio e as ações sociais ao desenvolvimento humano dessas pessoas que se engajam nessa rede", declarou.


Depois de dez anos medindo vários indicadores, a Natura divulgou, no final do mês de maio, em evento realizado em Salvador, os dados acerca do impacto social da marca em sua rede de consultoras de beleza. Leão destacou os ótimos índices atingidos no Nordeste. 


"A gente resolve contar e mostrar isso, dado que a gente teve um crescimento muito importante ao longo do tempo. A gente constata que alguém que entra nessa rede, que empreende com a gente, em um ano melhora seu IDH em 1.8%. Nessa última medição de 2022/2023 a gente teve um crescimento aqui no Nordeste de 4.2%, baseado principalmente em inclusão digital e inclusão financeira, que são temas super importantes hoje para operação de negócios, para melhorias", salientou o vice-presidente da Natura.


Segundo Agenor Leão, a ideia da Natura é, também, mobilizar a sociedade acerca desta temática tão importante: "Para a gente é uma satisfação poder mostrar isso inclusive para mobilizar. A Natura é a única empresa que faz uma medição dessa natureza no Brasil. Então, a gente quer mobilizar o terceiro setor, mobilizar o Estado e outras empresas para que olhem para o impacto que os seus negócios causam na vida das pessoas que estão engajadas nele". 


RESULTADOS

Os principais resultados estão orientados nos dados que foram obtidos por esse extensa pesquisa feita pela Natura. "Nesse crescimento que a gente experimentou na última medição, o Nordeste (4.2%) inclusive cresce mais do que a média nacional (3.6%)", afirmou Agenor, que complementou falando da importância de mostrar "a orientação das nossas ações quanto companhia, a inovação e transformação do nosso negócio que pode ajudar esses índices a crescerem".

As ações da empresa para benefício das consultoras giram em torno de diversas frentes, entre elas a inclusão. 


"No tema da inclusão digital, nós criamos plataformas para treinar essas pessoas, para ensiná-las a usar as ferramentas digitais, a própria orientação do negócio, a transformação que os negócios vêm sofrendo. Temos, também, a inclusão financeira, com treinamento e capacitação dessas pessoas na gestão financeiras, mas com ferramentas como Natura &Co Pay, que é uma conta bancária para as consultoras gerirem seus negócios, e isso dá resultados no impacto e na vida das pessoas, na qualidade de vida, nos indicadores sociais. Isso para a gente é super importante", destacou Agenor Leão.

BAHIA E NORDESTE EM DESTAQUE

A Bahia e o Nordeste têm uma representação bastante importante quando se trata do trabalho da Natura e, sobretudo, de sua rede de consultoras.

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"Cerca de 34% das nossas consultoras estão aqui. Nós somos líderes em perfumaria, em corpo e outras categorias no Nordeste. A Bahia também tem uma importância bastante grande do ponto de vista de negócio e nos desafios que a gente precisa enfrentar. A gente olha muito pro impacto étnico-racial que tem o desenvolvimento humano, e na Bahia a gente tem um projeto que começou aqui de um olhar para as consultoras negras e como a gente consegue impulsionar o crescimento para esse recorte que tem uma necessidade bastante grande quando a gente olha nos resultados", pontuou em entrevista ao BNews.


Diante de diversas histórias envolvendo a relação das consultoras com a Natura, Agenor revelou: "Dá um orgulho tremendo essas histórias que a gente tem dentro da rede, de transformação, de evolução, e o impacto que causa no entorno dessas mulheres que empreendem. A gente consegue materializar todos os nosso números em histórias. Nosso objetivo é esse, gerar esse desenvolvimento na família, no entorno, nas comunidades. E como gostamos de falar, são guerreiras do bem, que levam o bem-estar muito além da venda do cosmético, levam a autoestima".


SUSTENTABILIDADE

Além dos diversos projetos sociais que desenvolve, a Natura também ganhou destaque por ações de sustentabilidade envolvendo seus produtos. O vice-presidente de negócios da marca aproveitou a entrevista ao projeto Junho Verde, do BNews, para citar um case de sucesso.

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"A Natura tem dentro do seu negócio, como princípio, que todas as suas ações devem gerar impactos positivos. Um dos casos mais emblemáticos da Natura, e eu acho que é um caso que a gente pode fazer um convite e contar para as pessoas e para os consumidores como eles podem participar, é a linha Ekos. A linha Ekos nasceu há mais de 20 com uma proposta de valor de extrair, de desenvolver cientificamente através dos ativos da biodiversidade brasileira, amazônica especificamente, para que a gente pudesse transformar isso em produtos cosméticos, levar isso à população e contribuir para o desenvolvimento, e como a gente fala para a floresta em pé, porque a gente gerando renda para essas famílias que trabalham com a gente nesse processo da Amazônia, a gente consegue preservar", afirmou.


Leão destacou o trabalho da marca nas ações de preservação da Amazônia: "Hoje a gente preserva mais de 3 milhões de hectares da Amazônia; 8.150 famílias são beneficiadas, que tiveram a vida transformada. A gente consegue mostrar pro nosso consumidor que ele comprando Ekos, ele consumindo Ekos, ele está ajudando a preservar a floresta. É todo um modelo de negócio criado em torno disso, que foi pensado como uma grande inovação, inovação ambiental com indicadores sólidos. Para cada um real que a gente compra, se gera de valor mais de oito reais dentro da comunidade, além da preservação da floresta como efeito colateral dessa história inteira, que é super importante, é a forma que temos de preservar a floresta gerando renda para as pessoas que lá vivem".

Classificação Indicativa: Livre

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