Meio Ambiente

Projeto Junho Verde do BNews é destacado durante celebração dos 20 anos da Abaf

Domingos Júnior/BNews
Há 4 anos o BNews realiza o projeto Junho Verde, dedicado às discussões sobre inovação e sustentabilidade  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 12/04/2024, às 15h54


FacebookTwitterWhatsApp

Desenvolvido com a proposta de ampliar a campanha de conscientização pela preservação do meio ambiente, o projeto Junho Verde do BNews foi destacado por autoridades e representantes de grandes corporações durante a celebração dos 20 anos da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf). O evento em comemoração ao aniversário da entidade ocorreu nesta sexta-feira (12), no Restaurante Amado, em Salvador.

Em entrevista ao BNews, a presidente da Abaf, Mariana Lisbôa, ressaltou a importância do veículo de comunicação para o desenvolvimento sustentável na Bahia. “O BNews tem sido um propagador da agenda de sustentabilidade”, afirmou. “Vai ser uma honra para mim poder fazer parte deste grande projeto novamente”, disse Mariana, ao confirmar sua participação em mais uma edição do Junho Verde.

Quem também destacou a relevância do projeto do BNews para o debate do tema sustentabilidade foi o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins. “A gente é um parceiro do BNews. Ano passado trabalhamos juntos e vamos trabalhar esse ano também”, garantiu. “Hoje, a gente está trabalhando a década dos oceanos, a década da agenda 2030, da sustentabilidade, a gente tem a COP 30 [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025] no Pará no ano que vem, então, hoje a pauta de meio ambiente está em voga”, pontuou.

Pauta é transversal

Para o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), a pauta ambiental deve ser discutida de forma transversal. “A pauta meio ambiente jamais será trabalhada como pauta única, ela é transversal”, informou ao BNews.

“Se a gente não conseguir enxergar as mudanças climáticas hoje como realidade, a gente não vai conseguir ter um meio ambiente equilibrado para o futuro. Então, se inserir a pauta de meio ambiente, sustentabilidade, ESG, dentro das empresas, como uma pauta transversal, com pequenas ações, a gente vai ter, com certeza, grandes ações no futuro, desde os jovens aos idosos”, completou Sodré.

Já Mariana Lisbôa, que é também head global de Relações Corporativas da Suzano, considerou a parceria com o Poder Público fundamental para o avanço da pauta ambiental. “Iniciativas pública e privada devem andar sempre de mãos dadas no sentido do que for melhor para o Brasil e para o mundo, e no nosso caso, obviamente, para o Estado da Bahia”, comentou.

Desenvolvimento e sustentabilidade

Presidente da Veracel, empresa responsável pela maior reserva privada de Mata Atlântica do Nordeste, o engenheiro florestal Caio Zanardo falou sobre a importância de aliar o desenvolvimento do setor à sustentabilidade, sobretudo em um País como o Brasil, onde o desemprego ainda é um problema evidente. "Recente estudo feito pela Abaf mostra que a média salarial do setor florestal está superior à média do estado, mostrando que realmente agrega valor não só para a empresa, mas também para toda a sociedade”, disse.

“Quando a gente junta todos esses fatores, a gente percebe, de fato, que é um setor muito positivo para toda a economia baiana”, emendou Zanardo.

Plano Bahia Florestal 2033

Ainda durante a celebração pelos 20 anos da Abaf, a entidade comemorou também a construção do Plano Bahia Florestal 2033, realizado em parceria com o Governo da Bahia. O projeto tem como objetivo ampliar a área plantada de florestas para fins industriais e, com isso, também estimular os investimentos atuais e atrair novas oportunidades para aumentar o volume de madeira processada no estado.

"É uma honra para mim poder, como presidente da Abaf, comemorar os 20 anos dessa associação, com um lançamento bastante relevante que é o Plano Bahia Florestal 2033, com o objetivo de duplicar não só as áreas plantas de eucalipto no estado, mas também os investimentos na cadeia vertical. Então, a gente que trazer pra cá muito mais indústrias, tanto do setor de papel e celulose, indústria moveleira, uso múltiplo da madeira e, com isso, milhares e milhares de empregos”, declarou Mariana Lisbôa ao BNews.

O presidente da Veracel considerou o plano da Abaf relevante e disse acreditar que o projeto vai ajudar a entender quais as potencialidades do estado e como é possível aportar a melhor locação de recursos para gerar um melhor benefício à sociedade como um todo.

"A associação é algo importante. A gente congrega as questões que a gente tem em comum, boas instruções, visando sempre o desenvolvimento do estado, então 20 anos não é 1 ano, já é uma história”, disse Zanardo. “Para nós é muito gratificante estar comemorando isso”, complementou.

À reportagem, o secretário do Meio Ambiente informou que o plano de silvicultura é uma relação entre a preservação e a demanda de mercado. “Com esse projeto criado principalmente na região do Extremo Sul do estado, a gente consegue pensar junto e como foi feito no Governo Federal, trabalhar no governo estadual esse plano”, explicou.

“Esse plano vai ser discutido ao longo das semanas, tem um GT [Grupo de Trabalho] junto com as secretarias transversais, tem a Secretaria da Agricultura (Seagri), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Turismo (Setur), para que a gente possa, em conjunto, desenvolver esse tão pensado crescimento sustentável de oferta de matéria-prima, sustentabilidade, geração de emprego e renda e região”, concluiu Sodré.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp