Meio Ambiente

Salvador apresenta case de sucesso na área de sustentabilidade em Barcelona e Paris

Divulgação
Prefeitura de Salvador participou de dois eventos internacionais na área de sustentabilidade e clima  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/05/2022, às 18h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Prefeitura de Salvador participou de dois eventos internacionais na área de sustentabilidade e clima. Dois representantes da gestão palestraram no Fórum de Ação Climática Inclusiva, em Barcelona e do ChangeNOW, em Paris, maior evento do mundo sobre o planeta.

O subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Ivan Euler e o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, João Victor Queiroz tiveram a missão durante toda a semana de representar a capital baiana e apresentar as iniciativas de sucesso já desenvolvidas.

O Fórum de Ação Climática Inclusiva é uma plataforma para intercâmbio, apoio e aprendizado com a função de conectar cidades e estimular mudanças políticas com novos acordos inclusivos e ecológicos. Salvador foi a única cidade do Brasil presente no Fórum.

Leia também:

Já o ChangeNOW é uma iniciativa independente criada na sequência da COP 21 e do "Acordo de Paris", para impulsionar soluções inovadoras para o planeta. O evento discute temas como cidades sustentáveis, finanças, mobilidade, alimentação e agricultura, redução de carbono, energia, preservação da biodiversidade, economia circular, inclusão e educação, mudança de hábitos, oceano e água, saúde e arte para a mudança.

Um dos projetos apresentados foi o Salvador Solar, programa que visa aumentar a geração de energia limpa na cidade, mudando o perfil energético da Prefeitura e criando incentivos para que pessoas e empresas adotem um comportamento sustentável. O projeto tem como uma das metas aumentar o uso da tecnologia fotovoltaica na cidade em 100% até 2024.

O subsecretário da Secis, Ivan Euler ressaltou que um ponto importante do Fórum de Ação Climática Inclusiva é “poder trocar experiencias positivas, cases de sucesso, soluções que podem servir como inspiração para ações na capital baiana”.

“Já o encontro do C40 foi oferecido pela rede C40 com sete cidades e pudemos conhecer um pouco o que cada cidade está discutindo no âmbito da sustentabilidade. Além disso, Salvador teve a oportunidade de apresentar o que está desenvolvendo, como as ações do Salvador Solar, que foram reconhecidas pela própria rede como boas práticas e soluções para a questão da pobreza energética e justiça climática”, completou Ivan Euler.

Coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, João Victor Queiroz ressaltou que eventos desse nível “colocam Salvador em um patamar de cidade referência para outras regiões, com ações que prezam pelo desenvolvimento sustentável aliado com o desenvolvimento social”, afirmou.

Ainda conforme o gestor, uma das missões do “ChangeNOW”, é “dar voz a todos aqueles que estão a mudar o mundo através das suas ações”. “Com muita honra apresentei o case de transformação social através da justiça climática no ChangeNow, além de convocar e vencer uma competição de desafios climáticos, concorrendo com cidades como Amsterdã e Paris. Nossa capital vem buscando apreender e executar projetos visando construir um lugar mais sustentável, desenvolvido e responsável socialmente e ecologicamente”.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp