Meio Ambiente

Salvador se torna primeira capital brasileira a obter certificação de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Divulgação
Honraria é concedida através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/04/2024, às 15h42 - Atualizado às 16h05   Alex Torres


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador se tornou a primeira capital brasileira a obter a certificação de Cidades Inteligentes e Sustentáveis. A honraria é concedida através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Além disso, a capital baiana foi a primeira cidade fora de São Paulo a obter a certificação. Até o momento, apenas São José dos Campos (SP), Pindamonhangaba (SP) e Jundiaí (SP) haviam conquistado a chancela da entidade sobre seus indicadores oficiais.

Nos últimos anos, Salvador vem se destacando com projetos como a infovia municipal, que já levou conectividade resiliente para prédios e infraestruturas críticas municipais, o Observatório da Cidade Inteligente, iluminação LED em todos os bairros, videomonitoramento e fiscalização de áreas públicas e grandes eventos, investimentos em ciclomobilidade, veículos elétricos e eletrificação da frota pública, sensoriamento urbano para fins de mitigação de desastres, digitalização do acervo histórico municipal, entre outras iniciativas, cujos resultados e evidências são aferidos pelos indicadores ISO/ABNT e podem ser comparados com cidades de todo o mundo.

"Salvador já havia se destacado em 2020, ao conduzir o primeiro diagnóstico baseado nas normas oficiais ISO/ABNT, quando ainda estavam sendo traduzidas ao português, e agora, sendo a primeira capital brasileira a receber a certificação ABNT", afirma Vitor Antunes, sócio da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, que assessorou o Município no processo de certificação.

A certificação de Salvador foi apresentada no Connected Smart Cities Regional Nordeste, em 18 de abril, no Centro de Convenções de Salvador, com a presença do diretor de certificações da ABNT, Antonio Carlos Barros de Oliveira, do Prefeito Bruno Reis e outras autoridades convidadas presentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp