Meio Ambiente

VÍDEO: Crustáceos mortos se espalham na Orla de São Tomé; pescadores se desesperam

Reprodução/Vídeo
Durante as imagens, um pescador descreve a situação e afirma que pode ter sido algum produto químico que provocou a morte dos crustáceos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vídeo
Camila Vieira

por Camila Vieira

[email protected]

Publicado em 11/05/2023, às 22h13


FacebookTwitterWhatsApp

Uma onda de siris, camarões e mariscos mortos se espalhou pela faixa de areia da praia de São Tomé de Paripe, na Orla de Salvador, nesta quinta-feira (11). Os crustáceos também são vistos em enome quantidade na calçada. Um vídeo enviado à redação do BNews mostra a situação das espécies marinhas e o desespero dos pescadores. Durante as imagens, um pescador descreve a situação e afirma que pode ter sido algum produto químico, despejado por alguma empresa, que provocou a mortandade dos bichos. 

“Aqui gente, olha o tanto de siri, queremos providência do órgão competente. Se for catar tudo vai daqui até o portão da base, porque a praia está toda alastrada de siri morto.  Não é temporal, não é negócio de frente fria não, isso aí é algum produto químico de alguma empresa. Vamos ver o que é isso aí gente, porque eu vivo de pescaria, senão puder pescar do que eu vou sobreviver. Eu, outros aqui e as marisqueiras pegando chumbinho contaminado”, diz o pescador Clenío Dias, 60 anos.

Acionada pelo site BNews, a Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 2° Distrito Naval, informa, através de nota, que a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), como Agente da Autoridade Marítima, fiscaliza e ordena, rotineiramente, o tráfego aquaviário, a fim de garantir a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar, conforme previsto na Lei n° 9.537/97 (Lesta), que estabelece as atribuições e competências da Autoridade Marítima. Em atenção a demanda e ao suposto aparecimento de crustáceos mortos na Praia de São Tomé de Paripe, a CPBA enviará uma equipe de Inspeção Naval, a fim de averiguar aspectos afetos a sua esfera de competência.

A reportagem também entrou em contato com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para saber exatamente o que poderia ter causado a mortandade dos siris, mas até o momento da publicação da nota o órgão ainda não havia se posicionado. O site segue à disposição para os devidos esclarecimentos.

Veja a grande quantidade de siris mortos:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp