Mundo

Forte terremoto atinge centro da Itália e deixa mais de 30 mortos

Publicado em 24/08/2016, às 05h44   Redação Bocão News e Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Pelo menos 37 pessoas morreram após um forte terremoto atingir na madrugada de quarta-feira (noite de terça em Brasília) a região central da Itália. O tremor despertou a população por volta das 3h30 no horário local.
O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o tremor teve magnitude 6,2. O epicentro foi situado entre as cidades de Perugia e Riete, e apenas a 10 km de profundidade, o que pode tornar os efeitos do tremor maiores. O terremoto foi sentido até em Roma, a 100 km do local onde ele ocorreu. Já a rede de televisão "Rainews 24" informou que o epicentro foi situado entre as cidades de Perugia e Rieti, a pouco mais de 150 km a nordeste de Roma.
A presidência do conselho de governo anunciou que está em contato com a Defesa Civil para avaliar o alcance do terremoto. Um porta-voz dos Bombeiros disse que há informações sobre prédios danificados, mas não deu detalhes sobre isso. Segundo a agência "Ansa", já foram confirmadas pelo menos 21 mortes, sendo 11 na região de Lazio e 10 em Marcas. Contudo, muitas pessoas ainda estão debaixo de escombros, e o balanço de vítimas deve se agravar nas próximas horas.
O prefeito da cidade de Amatrice, Sergio Perozzi, disse à rádio estatal que há prédios caídos na cidade e que o centro da cidade ficou sem energia elétrica. Segundo a rádio estatal italiana, a população que vive nas regiões da Umbria e de Le Marche saíram às ruas para se afastar dos prédios. "Foi o pior terremoto da minha vida", disse à Agência Reuters o italiano Matteo Berlenga, que deixou sua casa em Gubbio, na Umbria.
O serviço geológico já registrou algumas réplicas, uma delas de magnitude 5,5, e informou que os tremores devem continuar por pelo menos mais alguns dias. Em 2009, um tremor de magnitude 6,3 abalou o centro da Itália e deixou mais de 300 mortos na região de Áquila.
Atualizada às 08h27

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp