Mundo

Rússia abre inquérito contra torcedores brasileiros que constrangeram mulher

Reprodução
Ministério do Interior vai investigar conduta dos envolvidos, que podem ser proibidos de voltar ao país; no Brasil, MPF também está investigando o caso  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 03/07/2018, às 09h56   Redação BNews



Os torcedores brasileiros que gravaram um vídeo assediando uma mulher russa durante a Copa do Mundo 2018 serão investigados pelo governo da Rússia. O inquérito foi aberto pelo Ministério do Interior, após uma denúncia da advogada e ativista símbolo da luta pelos direitos da mulher no país, Alyona Popova. Os torcedores brasileiros envolvidos no caso podem ser multados ou proibidos de voltar à Rússia. 

No Brasil, o Ministério Público Federal (MPF) também abriu inquérito contra o grupo, que pode responder por crime de injúria. Requisitadas em regime de urgência e prioridade, as investigações vão permitir a identificação de todos os brasileiros envolvidos no episódio.

A investigação foi aberta com base na Convenção Internacional sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher, que define o comportamento preconceituoso contra as mulheres. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp