Mundo

Mais dois garotos são retirados de caverna; resgate pode acabar nesta terça

Reprodução
Missão do terceiro dia de operação é retirar os últimos cinco jovens e mais o técnico da equipe  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 10/07/2018, às 06h56   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

Duas pessoas foram resgatadas da caverna na província de Chiang Rai, na Tailândia, na manhã desta terça-feira (10). Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. Ao todo, dez pessoas já foram retiradas pelas equipes de resgate desde domingo. 

Segundo as autoridades locais, o objetivo da missão desta terça é resgatar todos os últimos meninos do time de futebol —com idade entre 11 e 16 anos— e o treinador, de 25 anos. Outros oito garotos já foram retirados com segurança da gruta nos últimos dois dias. 

Apesar das chuvas na região, a condição da caverna não mudou, segundo a equipe de resgate. Ao menos 19 mergulhadores participam da operação.

Do grupo inicial de 13 pessoas, agora três permanecem na caverna.

A identidade dos resgatados ainda não foi divulgada. Eles estão passando por exames no hospital e ainda não puderam ter contato físico com seus familiares, devido a preocupações com infecções.

O governo tailandês disse apenas que os quatro resgatados no domingo estão felizes e saudáveis. “Hoje de manhã eles estavam com fome e queriam comer khao pad grapao”, disse Narongsak, referindo-se a um prato tailandês de carne frita, chili e manjericão servido com arroz.

Os 12 meninos e o treinador estavam explorando as cavernas de Tham Luang Nang Non em 23 de junho e ficaram presos quando o local alagou devido a chuvas. Eles foram localizados dez dias depois.

Os meninos estão presos a cerca de 4 km da entrada da caverna e a 800 metros de profundidade. O resgate é feito por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio.

Por isso, cada meninos faz o trajeto usando tanques de oxigênio e acompanhado de mergulhadores experientes para evitar acidentes. O temor de uma fatalidade aumentou após um ex-SEAL da marinha tailandesa morrer após desmaiar durante um mergulho na última sexta (6).

As autoridades decidiram acelerar os esforços para retirar os meninos da caverna devido à preocupação com as chuvas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp