Mundo

Nobel de Medicina fica com trio de pesquisadores do sistema imunológico

Um dos ganhadores morreu três dias antes da divulgação do prêmio

Publicado em 03/10/2011, às 12h28        Redação Bocão News

Três cientistas que desvendaram segredos do sistema imunológico, abrindo caminho para novas vacinas e tratamentos contra o câncer, foram anunciados nesta segunda-feira (3) como vencedores do Prêmio Nobel de Medicina --ou Fisiologia-- de 2011.

O norte-americano Bruce Beutler e o biólogo francês Jules Hoffman, que estudaram os primeiros estágios da reação imunológica a um ataque, dividiriam o prêmio de US$ 1,5 milhão com Ralph Steinman, canadense radicado nos EUA que descobriu as células dendríticas, cruciais para a compreensão dos estágios posteriores.

Mas, nesta mesma segunda-feira, a Universidade Rockefeller, onde Steinnam trabalhava, emitiu um comunicado sobre a morte do pesquisador, que ocorreu três dias antes dele ser anunciado como um dos vencedores do Nobel de Medicina.

A nota diz: ""Steinman faleceu em 30 de setembro. Ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas há quatro anos, e a vida dele se prolongou graças à aplicação de uma imunoterapia à base de células dendríticas que ele mesmo criou".

Fonte: Folha

Classificação Indicativa: Livre