Mundo

Presidente de Taiwan é reeleita com mais de oito milhões de votos

Reprodução/Taiwan Presidential Office
Tsai Ing-wen derrotou o candidato do Partido Nacionalista, Han Kuo-yu neste sábado (11)  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Taiwan Presidential Office

Publicado em 11/01/2020, às 17h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A atual presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen foi reeleita para o cargo nas eleições presidenciais deste sábado (11). De acordo com Agência Brasil, a Comissão Central de Eleição anunciou que o novo mandato de Ing-wen foi conquistado com mais de oito milhões de votos.

Ela derrotou o candidato do Partido Nacionalista, Han Kuo-yu, que arrecadou 5,5 milhões. As relações de Taiwan com a China foram um fator decisivo na eleição, e vencedora buscou capitalizar votos em cima dos protestos realizados em Hong Kong.

Por vezes ela classificou o princípio de "um país, dois sistemas" adotado por Pequim como fracassado. Durante coletiva de imprensa, a vencedora avaliou que sua eleição mostra que as pessoas de Taiwan vão gritar sua determinação ainda mais alto quando a soberania e democracia estiverem ameaçadas.

“Quero mais uma vez exortar as autoridades de Pequim a lembrá-las de que paz, paridade, democracia e diálogo são as chaves da interação e do desenvolvimento estável a longo prazo”, disse. Também de acordo com a publicação, Kuo-yu reconheceu a derrota e disse que pediu a vencedora que trabalhe para tornar a vida das pessoas mais feliz.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp