Mundo

Pela primeira vez desde fevereiro, EUA voltam a registrar mais de 2 mil mortes por dia por Covid-19

Guarda Nacional do Exército dos EUA/ William Albrecht
Nova elevação de índices da doença no país é provocada pela disseminação da variante Delta, especialmente em regiões com baixas taxas de vacinação  |   Bnews - Divulgação Guarda Nacional do Exército dos EUA/ William Albrecht

Publicado em 24/09/2021, às 08h14   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os Estados Unidos voltaram a registrar, nesta semana, uma média de mais de 2 mil mortes diárias por Covid-19. É a primeira vez que isso acontece desde fevereiro deste ano. É o que aponta o site "Our World in Data", da Universidade de Oxford.

A plataforma reúne pesquisas empíricas e dados analíticos sobre mudanças nas condições de qualidade de vida ao redor do mundo. Segundo o jornal O Globo, a nova elevação de índices da Covid-19 no país é provocada pela disseminação da variante Delta, especialmente em regiões com baixas taxas de vacinação.

De acordo com a publicação, as mortes relacionadas à doença vêm aumentando no país nos últimos dois meses - chegando a uma média de 2.031 por dia na última  terça-feira (21), e a 2.047 nesta quinta-feira (23). Este é o maior número desde 27 de fevereiro. 

Quando os EUA registraram o menor índice de mortalidade pela doença, em 5 de julho, a média diária de óbitos era de 217. Ao todo, desde o início da pandemia, 681,2 mil americanos morreram de Covid-19, mais do que em qualquer outro país. 

Embora dados compilados pelo New York Times indiquem que os números de novos casos e de hospitalizações estão em queda nos EUA - com reduções de 12% e 10%, respectivamente, na média nacional dos últimos 14 dias -, estes mesmos índices variam amplamente quanto a situação do Sul do país é analisada.

A região é considerada o epicentro local da variante Delta, e tem mais de 95% dos leitos de UTI  ocupados.

O país lida com a baixa procura pela vacina e o negacionismo de grupos sociais, ao passo que o ritmo de vacinação tem se mantido estável em torno das 742 mil doses por dia, depois de um pico de mais de 3 milhões em abril.

Aproximadamente 55% dos americanos estão totalmente imunizados contra o novo coronavírus. Anteriormente, o plano do presidente Joe Biden era de que pelo menos 70% dos adultos americanos tivessem recebido ao menos uma dose da vacina até 4 de julho, quando é comemorada a Independência do país. 

Contudo, isso não aconteceu, e a desinformação a respeito da vacina e a má comunicação são apontados como os principais fatores do atraso. O governo vem trabalhando para combater a circulação de mentiras relacionadas à eficácia das vacinas, e sobre os imunizantes carregarem microchips e comprometerem a fertilidade das mulheres.

Leia também

Covid-19: Salvador aplica 1ª, 2ª e 3ª doses nesta sexta-feira (24)

Salvador tem 139 mil pessoas com 2ª dose da vacina contra a Covid-19 atrasada

Salvador registra 30% na taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto

Taxa de ocupação nos leitos de UTI adulto é de 29% na Bahia

Bahia registra 555 novos casos de Covid-19 e 10 óbitos em 24 horas

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp