Mundo

Goleira sai de hospital com diagnóstico de "doença homossexual"

Reprodução / Twitter
Caso aconteceu na segunda-feira (4)  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Twitter

Publicado em 08/10/2021, às 07h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma goleira de 19 anos, do CAP Ciudad de Murcia, da Espanha, foi a um hospital na segunda-feira (4) realizar um exame ginecológico, mas saiu de lá com uma surpresa desagradável: o médico a diagnosticou com “doença homossexual”.

Alba Aragón procurou o especialista porque estava enfrentando problemas no ciclo da menstruação. Durante a consulta, ela contou ao profissional sobre sua orientação sexual. O médico supostamente teria utilizado o detalhe para relacionar com o problema menstrual da paciente. 

“Contei que era homossexual porque achei que pudesse ser relevante para os exames que iria fazer. Eu gosto de mulheres desde os 15 anos e não tenho vergonha de dizer. O que eu não esperava é que aparecesse no relatório literalmente como uma doença”, disse Alba ao jornal espanhol El Español.

Depois que se deu conta da situação, a goleira retornou à unidade de saúde, dessa vez acompanhada da mãe. Lá, ela ouviu de um funcionário do local que outros pacientes já haviam se queixado do mesmo médico. 

O coletivo espanhol LGBTQIA+ Galactyco abraçou a causa da paciente e entrou em contato com o Serviço de Saúde da Espanha para exigir uma retificação imediata e um pedido de desculpas.

O Serviço de Saúde lamentou o ocorrido, perdiu perdão e alegou que tudo não passou de um “erro de computador”. O hospital também pediu desculpas pelo o ocorrido: “Lamentamos profundamente o erro cometido ao coletar os dados no relatório clínico do ginecologista que tratou a paciente”.

Matérias relacionadas:

Bolsonaro veta projeto de distribuição de absorventes para combater pobreza menstrual

Prefeitura de Salvador discute projeto para levar educação menstrual nas comunidades

Mulheres trocam absorventes descartáveis por itens ecologicamente corretos

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp