BNews Nordeste

Aracaju ganha lei de combate à pobreza menstrual nas escolas

Pixabay
Em evento, Ministério Público cedeu ônibus para ações da Assistência Social   |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 23/09/2021, às 16h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, sancionou, na manhã desta quinta-feira (23), a lei 5.399/2021 para o projeto "Florir", de combate à pobreza menstrual. Voltada para a promoção de ações de saúde menstrual e para o fornecimento de absorventes, 7.272 estudantes, matriculadas nas escolas do município, serão beneficiadas com a iniciativa.

O evento aconteceu na sede do Ministério Público de Sergipe, que será parceiro da prefeitura na execução do projeto. Na ocasião, também foi assinado um termo para cessão de um ônibus pelo MP/SE à Secretaria Municipal da Assistência Social. "O ônibus será usado em atividades importantes, para a busca ativa". disse o prefeito. "Com o veículo poderemos realizar o trabalho de levantamento, de cadastramento, de abordagem social, de contato com a população. O veículo cumprirá o papel de levar nossas equipes sociais para atender às comunidades mais vulneráveis", acrescentou.

Leia mais:

Suspeito de atirar em delegado em Aracaju é preso na Bahia
Sergipe libera venda de bebidas e comidas no estádio para o jogo do Confiança no sábado (25)

"Estou muito feliz porque o Florir é um projeto muito importante. Vamos enfrentar um problema grave, que é a pobreza menstrual, dando dignidade às meninas que estudam na rede municipal de ensino. As estatísticas mostram que 46% das estudantes deixam de ir à escola quando menstruam e isso não só dificulta a aprendizagem como interfere na vida social, dentro do âmbito escolar. Então, estamos dando um grande passo hoje, enfrentando uma questão que já é discutida no país inteiro", destacou Edvaldo ao sancionar a lei.

O prefeito ressaltou também que as ações serão desenvolvidas pelas secretarias da Assistência Social, Saúde e Educação, através de um Comitê Multidisciplinar. "Não vamos apenas distribuir os absorventes, mas realizar diversas ações de conscientização, que envolverão as famílias destas meninas", salientou o prefeito. 

Leia também:

Sergipe faz, pela primeira vez, dupla captação de órgãos no mesmo dia
Vídeo mostra momento em que delegado é baleado em posto de combustíveis em Aracaju; assista

O procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado também manifestou sua satisfação pela parceria com a Prefeitura. "A lei para o "Florir" é uma lei de profundos efeitos sociais, então, é uma alegria para o Ministério Público fazer parte deste projeto. Já o ônibus será voltado para o atendimento da comunidade com trabalhos sociais, ações itinerantes em áreas de maior vulnerabilidade social. É uma maneira de estimular a cidadania, o respeito aos direitos, e de aproximar os órgãos públicos da população que mais precisa. Portanto, é uma felicidade para nós e o Ministério Público está à disposição para essas causas", afirmou.

O procurador reiterou ainda que as iniciativas são "parte do processo de concretização de um trabalho bem feito, em favor da população aracajuana". 

Veja também:

Ex-ator do SBT pode ter morrido asfixiado em prática sexual, aponta delegado

Eduardo Leite reduz ICMS da gasolina e provoca irritação em outros estados

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp