Mundo

Preso traficante mais procurado da Colômbia

Handout/Exército colombiano
Bnews - Divulgação Handout/Exército colombiano

Publicado em 24/10/2021, às 12h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do grupo criminoso Clã do Golfo, Dairo Antonio Úsuga David, conhecido como "Otoniel", foi preso no sábado (23) em uma operação conjunta da polícia e das Forças Armadas no noroeste da Colômbia. Ele era o traficante de drogas mais procurado do país. As informações são da agência internacional de notícias EFE.

Imagens divulgadas por diversos meios de comunicação mostram o criminoso sorrindo, vestido de calça e camisa pretas e com as mãos amarradas nas costas, sendo conduzido por soldados armados com rifle após descer de um helicóptero militar.

Segundo as primeiras informações, a prisão de Otoniel ocorreu na zona rural de El Totumo, que faz parte do município de Necoclí, no Golfo de Urabá, noroeste da Colômbia. Foi nessa região que surgiu o Clã do Golfo, que posteriormente se espalhou pelo país. 

Leia também: Vídeo: Cinco pessoas são baleadas em Fazenda Grande do Retiro

Homem é torturado por traficantes no Lobato após suposta dívida de droga

O traficante era procurado desde 2015 na região de Urabá por milhares de policiais e militares envolvidos nas duas fases da Operação Agamenon, na qual dezenas de homens sob seu comando foram presos ou mortos, além da apreensão de toneladas de cocaína.

O governo colombiano afirma que o Clã do Golfo é responsável pelo envio de toneladas de cocaína aos Estados Unidos, além de montar uma rede criminosa dedicada à extorsão de empresários e comerciantes na região de Urabá, na fronteira com o Panamá, e principalmente na costa atlântica. O grupo também é acusado de assassinar vários policiais e líderes sociais como parte de sua estratégia de terror nas áreas onde o clã opera. Por essas razões, Otoniel tem mais de 100 processos abertos na Justiça colombiana e a Interpol o procurava com um aviso vermelho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp