Mundo

Bolívia suspende governador

Publicado em 16/12/2010, às 16h28   Redação Bocão News e Agências



O governador do Departamento (Estado) de Tarija, no sul da Bolívia, Mario Cossío, foi suspenso nesta quinta-feira pela Assembleia Legislativa Departamental com base na Lei de Autonomias e Descentralização, criada pelo presidente e seu opositor.

Cossío é a primeira autoridade departamental que sofre suspensão com base na Lei de Autonomias, segundo a qual os governadores e outras autoridades eleitas "poderão ser suspensas de forma temporária quando se ordene contra si uma acusação formal".

Cossío, do grupo político Caminho à Mudança (CC, na sigla em espanhol), foi reeleito ao governo de Tarija em dezembro, assim como os chefes departamentais de Santa Cruz, Rubén Costas, e de Beni, Ernesto Suárez, que formam o grupo de líderes políticos regionais de oposição ao governo federal.

O debate que resultou na suspensão do governador durou 12 horas de debate, os parlamentares governistas conseguiram aprovar, por volta de meia-noite desta quarta-feira (15). No lugar de Cossío foi eleito o deputado Lino Condori, do Movimento ao Socialismo (MAS), o mesmo partido de Morales.

Sua suspensão foi aprovada com o respaldo de 18 dos 29 parlamentares. Assim que saiu o resultado, Cossío se declarou em greve de fome junto com duas de suas filhas e alguns militantes de seu grupo, que também anunciaram uma paralisação de 48 horas para protestar contra o que consideraram uma "violação da democracia e da vontade do povo".

Na praça principal da cidade de Tarija, capital do departamento, a 780 quilômetros ao sul de La Paz, seguidores de Cossío e membros do MAS que esperavam a decisão da assembleia chegaram a trocar insultos, mas a polícia interveio a tempo para evitar um confronto físico. Na manhã de hoje, apoiadores do governador ficaram em frente ao edifício do governo como forma de protesto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp