Mundo

Protestos na Argentina deixam 12 feridos

Publicado em 24/12/2010, às 18h29   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Protestos contra a suspensão de um serviço de trens na Argentina acabou em confronto entre a polícia e os manifestantes,que jogaram pedras na estação e saquearam o comércio local. Cerca de 12 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.

O episódio obrigou a presidente Cristina Kirchner a adiar uma viagem à Patagônia. Cerca de 34 pessoas foram presas durante os violentos incidentes que foram registrados depois de sete horas de interrupção do serviço em uma das principais linhas ferroviárias da cidade devido a  um prtotestos de trabalhadores demitidos.

A concessionária do serviço da estação decidiu fechar as portas e a polícia impediu os passageiros de entrarem na estação, a central de maior número de passageiros de toda Argentina. 

Furiosos com o atraso de horas no serviço, muitos passageiros começaram a patrocinar um quebra-quebra da estação Constitución, onde milhares de pessoas pegam o trem diariamente para voltar aos subúrbios de Buenos Aires.

A revolta terminou com a intervenção de carros com água da polícia, que teve que recorrer a gás lacrimôgenio para dispersar os manifestantes.
Os enfrentamentos pararam durante a noite, mas uma multidão continuava na estação, esperando que a linha voltasse a funcionar.

Como consequência dos choques, Cristina Kirchner decidiu passar a noite em Buenos Aires e viajar amanhã cedo para sua casa no sul do país, onde passará o Natal com sua família.

Os incidentes aumentaram a tensão em uma semana marcada por cortes de energia em diversas áreas da cidade, causados pelas altas temperaturas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp