Política

Ex-comandante da PM pode ser liberado da cadeia por decisão da PGR; saiba quem

Arquivo/TV Senado
Os atos golpistas no dia 8 de janeiro contaram com a participação do ex-comandante da PM  |   Bnews - Divulgação Arquivo/TV Senado

Publicado em 11/05/2024, às 11h30   Pedro Moraes



A soltura do coronel Jorge Eduardo Naime, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), pode ser realidade nos próximos dias. O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, concordou com a liberdade do réu por envolvimento nos atos golpistas do último dia 8 de janeiro.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A situação de Naime ter sido transferido à reserva remunerada justifica a liberdade dele, visto que esse mesmo benefício já chegou até outros réus da corporação, detidos anteriormente. Tal decisão foi levada para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator das investigações.

Por reflexo, existe a tendência de que ele siga a opinião do procurador-geral. Até o momento, o ministro entende que militares da ativa, caso sejam soltos, colocariam as apurações do caso em risco. No entanto, esse cenário não se aplicaria aos da reserva, que perdem “a capacidade de organização e arregimentação de tropas em benefício próprio”.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp