Mundo

Papa diz que renunciou “pelo bem da Igreja”

Google
Bento 16 participou do tradicional encontro da 4ª feira e explicou motivos  |   Bnews - Divulgação Google

Publicado em 14/02/2013, às 09h28   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O papa Bento 16 recebeu fieis na manha desta quarta-feira (13) na tradicional audiência do Vaticano e revelou detalhes da renúncia ao seu cargo, ocorrida esta semana. Bento 16 disse, durante o sermão, que tomou a decisão “em liberdade” e que sabe que o declínio de sua força física foi um grande incentivo a deixar seu posto, o qual assumiu em 2005.
“Caros irmãos e irmãs, como sabem eu decidi renunciar ao Ministério que o Senhor me encarregou em 19 de abril de 2005. Fiz isso em plena liberdade e pelo bem da Igreja, depois de ter rezado muito e examinado diante de Deus a minha consciência, sei muito bem da gravidade do meu ato, mas sei também que não tenho mais condições de executar o Ministério Petrino com a força que isso requer”, disse o Papa, entre muitos aplausos.
Pra além das explicações, o papa falou sobre as tentações do mundo e convocou os fieis a defenderem a fé da cristandade e os dogmas da Igreja. “Não é fácil ser fiel no casamento cristão, praticar a misericórdia na vida cotidiana, conseguir espaço para a oração e o silêncio interior, não é fácil se opôr publicamente às escolhas que muitos consideram óbvias, o aborto em caso de gravidez indesejada, a eutanásia em caso de doença grave ou a seleção dos embriões para prevenir doenças hereditárias”, discursou.

Nota originalmente postada às 14h do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp