Mundo

Obama nomeia primeira mulher negra para chefiar Departamento de Justiça

Imagem Obama nomeia primeira mulher negra para chefiar Departamento de Justiça
Nome da promotora pública Loretta Lynch depende de aprovação do Senado  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 08/11/2014, às 17h22   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou a promotora pública Loretta Lynch como procuradora-geral do país, cargo que lidera o Departamento de Justiça e é crucial para temas como imigração e direitos civis, agendas consideradas importantes para o democrata.

Lynch, de 55 anos, tem fortes relações no Departamento de Justiça, e uma longa história no combate à corrupção, ao terrorismo e ao crime organizado. Apesar de liderar casos de alto impacto, Lynch é reconhecida por ser discreta e por não buscar publicidade.

A promotora cursou Direito em Harvard e construiu uma sólida reputação em Nova York. Sua experiência pode ser útil ao Departamento de Justiça em um momento de visibilidade de casos de direitos civis, incluindo o de Ferguson, onde o jovem negro Michael Brown foi baleado e morto por um policial branco, em agosto último.

É a primeira vez em quase dois séculos que um presidente promove um promotor público diretamente ao posto de procurador-geral. A última vez foi em 1817, quando James Monroe escolheu William Wirt.

A nomeação precisa ser confirmada pelo Senado, onde os democratas têm maioria até o fim do ano, pois perderam o controle da casa nas eleições de meio mandato no começo deste mês.

"É bem difícil achar uma pessoa mais qualificada para o cargo", disse Obama, neste sábado (8).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp