Mundo

Alemães comemoram a legalização do uso recreativo da maconha; assista

Legalização da maconha - Reprodução: Instagram
Adultos com mais de 18 anos podem agora transportar 25 gramas de cannabis  |   Bnews - Divulgação Legalização da maconha - Reprodução: Instagram

Publicado em 02/04/2024, às 10h44   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

A Alemanha legalizou o consumo recreativo de maconha, apesar da oposição persistente dos conservadores e de associações médicas que temem consequências negativas para os jovens. A medida entrou em vigor na segunda-feira (1).

Os adultos com mais de 18 anos podem transportar 25 gramas de cannabis seca e cultivar até três plantas de marijuana em casa.

As mudanças deixam a Alemanha com algumas das leis mais liberais sobre a cannabis na Europa, ao lado de Malta e Luxemburgo , que legalizaram o uso recreativo em 2021 e 2023, respectivamente.

A legislação também exige uma amnistia ao abrigo da qual as sentenças para crimes relacionados com a cannabis que deixarão de ser ilegais sejam revistas e, em muitos casos, revertidas. As autoridades regionais temem que o sistema judicial fique sobrecarregado com excesso de casos.

A lei foi aprovada pela actual coligação dos Social-democratas do Chanceler Olaf Scholz, dos Verdes e dos Democratas Livres pró-negócios, que enfrentou a oposição de alguns estados federais da Alemanha e dos Democratas-Cristãos de centro-direita.

O líder democrata-cristão Friedrich Merz prometeu que o seu partido reverterá a legislação se vencer as eleições nacionais previstas para o outono de 2025.

A Alemanha não é o primeiro país europeu a flexibilizar as leis sobre o consumo de cannabis. O uso de pequenas quantidades foi descriminalizado em países que incluem Espanha, Malta, Bélgica, Portugal, Luxemburgo, República Checa e Países Baixos, enquanto mais de 20 países europeus têm alguma forma de legislação que permite o uso medicinal de cannabis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp