Mundo

Aprovação de presidente ucraniano Volodimir Zelenski chega a 94%, diz instituto

Divulgação/Governo da Ucrânia
Zelenski foi eleito surfando na onda de ir contra o que chama de "velha política" e agora vive num filme de guerra da vida real  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Governo da Ucrânia

Publicado em 28/02/2022, às 07h46   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O instituo Europe Elects divulgou uma pesquisa de aprovação do presidente Volodimir Zelenski, que lidera a resistência ucraniana ao avanço russo.
Zelenski se recusou a fugir do país e abandonar os ucranianos diante da invasão russa contra o território de seu país. Em anunciado, os EUA se ofereceram para realizar a retirada de fuga do presidente ucraniano. Em seguida ele respondeu: “Preciso de armas e munições, não de carona”. 

Leia mais:Putin ordena que equipes nucleares estejam em alerta máximo
Bolsonaro diz que falou por 2 horas com Putin e depois se desdiz

A Europe Elects é uma organização com sede na Alemanha, que se dedica a fazer pesquisas políticas no continente europeu, mas especialmente nos países mais fechados, ou onde é mais difícil levantar informações. 
O instituto apresentou a dois mil ucranianos, neste fim de semana, a seguinte pergunta: “Você aprova ou desaprova as ações do presidente Volodimir Zelenski?” Os resultados foram estes: 94% responderam que o aprovam; apenas 6%, que o desaprovam.
Formado em direito e com carreira como humorista, o presidente ucraniano vive, em sua primeira experiência política, a maior crise diplomática da Europa nas últimas duas décadas, no mínimo.
A formação de Zelensky é em direito, no ano 2000, mas ele sempre se dedicou muito mais ao humor: ainda durante a faculdade, participava de grupos de comédia de improvisação e participava de game shows na TV. Cresceu no ramo do humor criando sua própria produtora e se tornou popular no país. Fechou contrato com o canal de TV 1+1, que pertence a Igor Kolomoysky, dono também do maior banco ucraniano e um dos homens mais ricos e controversos do país.
Além disso, Kolomoysky não se dá nada bem com Putin, a quem se refere como "baixinho, esquizofrênico e incapaz". Ele tem uma milícia armada que luta principalmente contra rebeldes russos.
Enquanto Zelensky fazia cada vez mais sucesso, Kolomoysky se tornava alvo do governo, principalmente do presidente Petro Poroshenko, eleito em 2014 após a queda de Viktor Yanukoyvich.
Foi nesse contexto que o humorista passou a estrelar uma nova série de TV, Servo do Povo, onde ele interpreta um sujeito comum, professor de história, que se revolta contra o governo e acaba eleito presidente, num símbolo de luta contra a "velha política".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp