Mundo

Arqueólogos descobrem artefato “mágico” em formato de p3nis com asas

Ilija Danković/Arheološki institut
Descoberta foi feita por arqueólogos em antiga cidade do Império Romano  |   Bnews - Divulgação Ilija Danković/Arheološki institut
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 15/11/2023, às 16h10


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe de arqueólogos encontrou um artefato curioso durante escavações das ruínas de Viminacium, antiga cidade do Império Romano. O tal objeto descoberto pela equipe é um sino dos ventos com formato de um pênis com asas.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com o arqueólogo Ilija Danković, esse objeto era normalmente pendurado nas portas das casas e lojas. Na época os moradores acreditavam que existiam supostas propriedades mágicas no sino dos ventos, que era chamado pelos romanos de tintinnabulum.

Viminacium foi uma das importantes cidades do Império Romano, chegando a abrigar um acampamento militar entre os séculos 1 e 4 d.C.

Durante a escavação de uma das principais ruas da cidade, foi descoberto o portão de um dos edifícios. Foi apurado que o edifício foi destruído por um incêndio, durante o qual o alpendre desabou e caiu ao chão", disse Danković ao site Sve o arheologiji, dedicado para arqueologia.


Sobre o formato de pênis com asas, os arqueólogos vão realizar a análise do formato do objeto. Contudo, os profissionais tem a certeza do que o objeto representa.

A parte central da composição era a chamada fascinum [ou carpano]. É um ser mágico com corpo em forma de falo alado sobre pernas. Ele tem falo próprio e uma cauda fálica. Quatro sinos foram pendurados neste fascinum", observou Danković.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp