Mundo

Vídeo: Ataque a hotel que abriga estrangeiros no Afeganistão termina com três mortos

Reprodução/Twitter
O país vem sendo alvo de diversos atentados nos últimos meses  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 12/12/2022, às 18h06   José Ivan Neto


FacebookTwitterWhatsApp

Um hotel no centro de Cabul, Afeganistão, foi atingido por uma explosão e diversos tiros nesta segunda-feira (12). O prédio abrigava diversos estrangeiros, principalmente chineses, de acordo com fontes do Talibã. O país, atualmente, está passando por uma crise de segurança enquanto tenta se reestruturar depois que as forças estrangeiras lideradas pelos Estados Unidos se retiraram. 

Um jornal local chamado “Aamaj News” obteve um vídeo em que é possível ver uma pessoa pulando da janela do hotel para não sofrer os disparos. Também é possível ouvir o som do ataque ao fundo. 

Segundo informações de um porta-voz do governo afegão, que é controlado pelo Talibã, Zabihullah Mujahid informou que agentes do país conseguiram matar 3 atiradores. Além disso, os hóspedes foram resgatados, sem vítimas fatais. Entretanto, 2 estrangeiros ficaram feridos ao tentar pular da sacada do hotel. 

De acordo com um serviço humanitário de Cabul, o hospital da instituição recebeu 21 pessoas feridas, e 3 delas chegaram sem vida. Não há informações acerca de quais indivíduos chegaram mortos, se foram vítimas ou atiradores. 

Um segundo vídeo, publicado por um jornalista, mostra o prédio após a explosão, com fumaça saindo dos andares superiores, e o fogo se alastrando na base do hotel. 

Relatos de moradores do bairro de Shahr-e-Naw, onde fica o hotel, afirmaram que o ataque foi realizado “em um prédio onde chineses e outros estrangeiros costumam ficar”, de acordo com o portal G1. 

Uma outra explosão ocorreu em Cabul, no Afeganistão, em agosto deste ano. No episódio, uma mesquita na capital foi alvo dos explosivos, que foram detonados no momento em que fiéis faziam suas orações, de acordo com a polícia local. 

A tragédia deixou 21 pessoas mortas e 33 feridas. Uma ONG italiana, chamada Emergency, informou que atendeu até 80 pacientes de seis diferentes episódios oriundos de explosões e tiroteios em massa na época.

Em outubro, um ataque a uma escola no país deixou 19 cidadãos mortos. "Os alunos estavam se preparando para uma prova quando um homem detonou uma bomba suicida neste centro educacional. Infelizmente, 19 pessoas morreram e outras 27 ficaram feridas", disse o porta-voz da polícia afegã, Khalid Zadran.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp