Mundo

Autoridades emitem alerta máximo sobre vulcão em erupção na Indonésia

Reprodução/Pixabay
Cerca de 2.000 pessoas foram retiradas da região na Indonésia  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 04/12/2022, às 13h04   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Autoridades da Indonésia emitiram alerta máximo após o vulcão Semeru, na ilha de Java, entrar em erupção neste domingo (4). Aproximadamente 2.000 pessoas foram retiradas da região.

Informações da Folha de São Paulo dão conta de que o vulcão, na montanha mais alta de Java, com mais de 3.000 metros, expeliu cinzas a até 15 km de altura. Há um ano, uma erupção no mesmo local deixou mais de 50 mortos e dezenas de feridos e desabrigados.

Não há relatos de vítimas ou de danos causados pela erupção deste domingo. De acordo com o Ministério dos Transportes da Indonésia, o setor de viagens aéreas, ao menos por ora, também não foi impactado, mas alertas foram enviados a dois aeroportos regionais.

"A maioria das estradas foi fechada e agora está chovendo cinzas vulcânicas que cobriram a montanha", disse Bayu Deny Alfianto, voluntário da comunidade de Java, à agência de notícias Reuters.

O órgão de mitigação de desastres da Indonésia informou que moradores locais receberam máscaras de proteção contra as cinzas e foram transferidos para abrigos.

A erupção começou durante a madrugada no horário local, e os esforços de resgate, busca e retirada de moradores continuam. A altura da nuvem de cinzas foi verificada pela Agência de Meteorologia do Japão, que chegou a monitorar a possibilidade de um tsunami —posteriormente descartada.

A erupção, a cerca de 640 km a leste da capital do país, Jacarta, acontece após uma série de terremotos no oeste de Java, incluindo o que ocorreu no mês passado e matou aproximadamente 300 pessoas.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia (PVMBG) orientou os moradores a manter uma distância de ao menos oito quilômetros do vulcão Semeru.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp