Mundo

Biden classifica ofensiva russa como “invasão” e anuncia pacote de sanções

Agência Brasil
medida é uma reação ao movimento do presidente russo, Vladimir Putin  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 22/02/2022, às 16h47   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em discurso realizado na Casa Branca nesta terça-feira (22), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um pacote de sanções contra a Rússia. As determinações incluem o corte de financiamento de dois bancos russos e restrições a membros de famílias de elite russas. Biden também revelou que autorizou movimentos adicionais de forças e equipamentos militares dos EUA na Europa para “fortalecer” os aliados bálticos na Estônia, Letônia e Lituânia.

De acordo com a CNN Brasil, a medida é uma reação ao movimento do presidente russo, Vladimir Putin, que na segunda-feira (21) considerou grupos separatistas no leste da Ucrânia como independentes e determinou o envio de tropas para as regiões. Agora, a Rússia reconhece as autoproclamadas Repúblicas de Donetsk e Luhansk, comandadas por rebeldes contrários ao governo ucraniano.

O presidente americano descreveu os movimentos de Putin como “o início de uma invasão russa da Ucrânia”. “Vou começar a impor sanções em resposta, muito além das medidas que nós e nossos aliados e parceiros implementamos em 2014. E se a Rússia for mais longe com essa invasão, estamos preparados para ir além com as sanções”, afirmou durante o pronunciamento.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp