None

'Risco de grande conflito é real', afirma ONU sobre conflito entre Rússia e Ucrânia

Divulgação
Vladimir Putin reconheceu a independência de duas regiões separatistas do leste da Ucrânia e ordenou o envio de tropas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/02/2022, às 11h18   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A ONU (Organização das Nações Unidas) alertou esta terça-feira (22) para o risco de um "grande conflito" entre a Rússia e Ucrânia e ressaltou que as próximas horas serão críticas. A declaração foi dada pela secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Político, Rosemary DiCarlo, em reunião emergencial liderada pelo Ocidente.

Ontem, o presidente russo Vladimir Putin reconheceu a independência de duas regiões separatistas do leste da Ucrânia e ordenou o envio de tropas. A medida viola a integridade territorial da Ucrânia.
"As próximas horas e dias serão críticos. O risco de um grande conflito é real e deve ser prevenido a todos os custos. Há o pleno empenho do secretário-geral para trabalhar para uma solução diplomática da crise atual."

Secretária-geral da ONU, Rosemary DiCarlo

A secretária lamentou a ordem do presidente Putin para que suas tropas entrassem nas regiões separatistas da Ucrânia, alegando uma suposta "missão de manutenção de paz".

A embaixadora norte-americana na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que Putin "colocou o mundo perante a uma escolha".

"Esse ataque à soberania e integridade territorial à Ucrânia é não provocado e claramente a Rússia está procurando um pretexto para uma futura invasão. Não podemos desviar o olhar. A história nos diz que olhar para o lado será um percurso muito custoso."

Embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield

Na ONU, o embaixador russo afirmou que o Kremlin "permanece aberto à diplomacia e a uma solução diplomática, mas não permitirá um novo banho de sangue no Donbass [que compreende as cidades de Donetsk e Lugansk".

A crise na Ucrânia se intensificou no fim do ano passado após a Ucrânia iniciar diálogo para integrar a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

ONU condena ação de Putin

A ONU e a maioria dos países membros do Conselho de Segurança condenaram a decisão da Rússia de reconhecer a independência de repúblicas separatistas na Ucrânia e o envio de tropas às regiões.

"As fronteiras internacionalmente reconhecidas da Ucrânia permanecerão inalteradas, sem importar as declarações e os atos da Rússia", afirmou o embaixador ucraniano nas Nações Unidas, Sergiy Kyslytsya.

A Ucrânia pediu à Rússia para "anular a decisão de reconhecer" os territórios separatistas, "retornar à mesa de negociações e proceder uma retirada imediata e verificável de suas tropas de ocupação.

"Putin anunciou que iria enviar tropas russas para estas regiões. Chamam de forças de manutenção da paz. É um absurdo. Sabemos o que realmente são", criticou a diplomata Linda Thomas-Greenfield.
"Quem será o próximo invadido?", questionou de maneira mais direta o embaixador da Albânia, Ferit Hoxha, ao criticar a "ruptura do direito internacional".

A China adotou uma postura diferente e não criticou diretamente a Rússia. "Pensamos que todos os países devem resolver suas divergências internacionais por meios pacíficos de acordo com os objetivos e princípios da Carta das Nações Unidas", disse o embaixador Zhang Ju.

Moscou diz que não fechou a porta para a diplomacia como solução para a crise com a Ucrânia, mas o embaixador na ONU, Vassily Nebenzia, acrescentou que a Rússia impedirá um "banho de sangue" nos territórios separatistas do leste do país.

"Continuamos abertos à diplomacia para uma solução diplomática. "No entanto, permitir um novo banho de sangue em Donbas é algo que não pretendemos fazer", declarou.

Leia mais:

Joe Biden assina ordem que impõe sanções financeiras contra regiões separatistas da Ucrânia

Brasileiro se declara culpado por morte de brasileira na Argentina

Documentário vai mostrar sobre cena gay das décadas de 80 e 90 em Salvador

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp