Mundo

Casal que estava em voo com infectados pela nova variante da Covid-19 é preso acusado de fugir de quarentena

Ascom/Felipe Carneiro
Caso aconteceu na Holanda, em Amsterdã  |   Bnews - Divulgação Ascom/Felipe Carneiro

Publicado em 29/11/2021, às 17h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um homem e uma mulher foram pesos, neste domingo (28), acusados de fugir da quarentena obrigatória imposta pelo governo da Holanda, em combate à Covid-19. De acordo a agência AFP, o casal chegou a Amsterdã em um voo da África do Sul, que transportava passageiros diagnosticados com a nova variante do coronavírus, identificada como “Ômicron”. Depois de descumprir a medida imposta pelo país, a dupla foi detida num avião com destino à Espanha.

O homem se trata de um espanhol, de 30 anos, enquanto a mulher, seria portuguesa, 28 anos. Ambos estariam isolados em um hotel na capital da Holanda desde a última sexta-feira (26). Ao todo, pelo menos 61 passageiros de dois voos da África do Sul chegaram ao país europeu com o diagnóstico da Covid-19 nos últimos três dias. Destes, 13 testes foram positivos par a presença da variante Ômicron.

Depois de ser flagrado tentando embarcar ilegalmente para a Espanha, o casal foi encaminhado para um hotel, onde permanece em isolamento social. O governo holandês estuda ainda a possibilidade de acusar o casal por comprometimento da segurança pública. Contudo, até o momento, nenhuma decisão foi tomada a respeito do caso.

Amsterdã tem, no momento, 600 pessoas em quarentena devido à chegada ao país por meio de voos. Os passageiros, de acordo com as autoridades, têm passado por exames para a identificação de possíveis novos casos de Covid-19 entre o grupo.

A Holanda, além de ser o primeiro país da Europa a retomar a quarentena parcial diante da quarta onda de Covid-19 no continente, voltou a adotar medidas sanitárias mais restritivas desde a última sexta-feira. Entre as estratégias para conter o avanço da doença no país está a antecipação do horário de fechamento de bares, restaurantes e do comércio não essencial.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais através do Instagram, do Facebook e do Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp