Mundo

Cerca de 13 mil pessoas deixaram as zonas de conflito da Ucrânia nesse sábado (13)

Divulgação/ Twitter @nexta_tv
A evacuação é realizada atyravés dos corredores humanitários  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Twitter @nexta_tv

Publicado em 13/03/2022, às 09h49   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A vice-primeira ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, divulgou que cerca de 13 mil pessoas, de diversas cidades ucranianas, foram evacuadas neste Sábado (12). Esse número representa quase o dobro de evasões realizadas no dia anterior. Os ataques à Ucrânia pelo exército russo completam 18 dias neste domingo (13).

De acordo com o portal R7, ninguém conseguiu escapar ainda da cidade de Mariupol que está sitiada e enfrenta bombardeiros russos há 10 dias. A vice-primeira ministra culpa a obstrução na cidade causada pela invasão comandada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Leia mais:

Instagram será bloqueado na Rússia a partir de segunda-feira (14)

Ataques russos próximos a Kiev atingem aeroporto e hotel; cidade fica sem luz

Casal de idosos enfrenta soldados no quintal de casa; veja vídeo

As saídas dos civis ucranianos estão sendo realizadas através dos corredores humanitários que são áreas desmilitarizadas e que propiciam tanto o fornecimento de suprimentos básicos (água e alimentos), como o êxodo das pessoas das cidades em conflito. De acordo com as Organização das Nações Unidas (ONU), para funcionarem satisfatoriamente, esses corredores precisam que todas as partes envolvidas na guerra concordem com uma pausa temporária aos ataques. Eles também determinam o tempo, a área e quais meios de transporte – caminhões, ônibus ou aviões – podem usar o corredor

 Vereshchuk também anunciou que 14 corredores humanitários seriam abertos para a evacuação de pessoas nas regiões de Kiev, Donetsk, Sumy e Zaporizhzhia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, também fez uma declaração durante uma entrevista coletiva, neste sábado, afirmando que as negociações com a Rússia têm “dados positivos”. O líder ucraniano também disse “estar feliz”. Durante a entrevista, Zelensky deu o balanço da guerra e disse que 1,3 mil soldados ucranianos morreram desde o início das invasões russas.

Já o presidente russo, Vladimir Putin, se limita dizer que “sofreu muito mais baixas”, mas, não divulga os dados reais. Ainda segundo o chefe do executivo russo, as tratativas acontecem “quase diariamente”. Representantes dos dois países encontraram-se presencialmente em quatro ocasiões.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp